A data de 28 de setembro é conhecida mundialmente como o Dia Contra a Raiva e, para marcá-la, a Secretaria Municipal de Saúde está organizando uma extensa programação aberta ao público, no Calçadão da Hercílio Luz. A conscientização em Itajaí ocorrerá simultaneamente a outros eventos pelo mundo, chamando a atenção das pessoas para esta doença que não tem cura.
A ação contará com exposição dos principais métodos de transmissão do vírus. Uma grande barraca será montada e, dentro dela, um espaço apresentando os quatro ciclos de transmissão:
- ciclo aéreo - réplica de uma caverna com morcego de EVA
- ciclo silvestre - animais da fauna local empalados
- ciclo urbano - animais em observação
- ciclo rural - mini fazenda
Também serão expostos os métodos de profilaxia humana e animal com montagens exclusivas e interativas, bem como apresentação de vídeos relacionados e espaço para atividades infantis.
“Estamos organizando para este dia a primeira passeata contra a raiva, que contará com a presença dos animais de estimação da população e animais do Canil Municipal”, informa o médico veterinário do Núcleo de Controle de Zoonoses, Denílson Vargas da Silva. O início da passeata está previsto para as 15 horas, com saída do Píer Turístico. A participação na passeata e o acesso aos stands são gratuitos.