Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Saúde orienta para cuidados com limpeza dos cemitérios

Objetivo é evitar a instalação de focos transmissores da dengue
Data de inclusão: 30/10/2013 16:34

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Controle da Dengue, reforça as orientações preventivas ao público que visitará os cemitérios nesta semana que antecede o Dia de Finados (02/11). O objetivo é evitar a instalação de focos transmissores da dengue e manter o Aedes aegypti longe de Itajaí.

As medidas preventivas devem ser adotadas durante todo o ano, mas agora podem ser reforçadas como, por exemplo, substituir as flores naturais por artificiais. “Também orientamos que todos os vasos estejam furados para evitar o acúmulo de água parada”, informa o Coordenador do Programa, Lúcio Vieira.

Os cemitérios de Itajaí são visitados e monitorados a cada 15 dias. Os agentes de endemias fazem uma varredura à procura de focos e as amostras suspeitas são recolhidas e enviadas ao laboratório de análises para diagnóstico. Segundo Lúcio, é notória a adesão gradativa da população em não usar mais flores naturais e vasos de plantas que acumulem água.

“Quando o assunto é dengue, a população é nossa maior parceira no combate a proliferação do mosquito”, afirma. Além disso, todos os cemitérios de Itajaí contam com placas de orientação para a população sobre a prevenção. As ações da Secretaria de Saúde tem a parceria da Secretaria de Obras, que é responsável pela manutenção e limpeza dos cemitérios. “Esse esforço concentrado é essencial para evitar locais propícios para a proliferação do mosquito”, informa o Coordenador.

 

Dicas para limpeza e manutenção dos cemitérios:

 

- Ao lavar os túmulos, troque a água dos vasos por terra ou areia;

- Observe se há locais com acumulo de água e elimine-os;

- Prefira flores artificiais ou plantadas em vasos com terra (sem prato para aparar água);

- Joguem no lixo os recipientes usados na limpeza dos túmulos;

- Coloque areia ou terra em locais do túmulo que possam acumular água;

- Floreiras de concreto devem estar furadas, para permitir escoamento da água.

 

_______________________

Informações adicionais:

Lúcio Vieira

Coordenador do Programa de Controle da Dengue

Telefone: 3449-5509

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2025- Município de Itajaí