Quatro agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Itajaí estão em Concórdia, no oeste catarinense, para auxiliar na vacinação em massa que ocorre na cidade desde a última quarta-feira (29). O convite da Secretaria de Estado da Saúde foi em decorrência da suspeita de que uma mulher tenha sido infectada com o vírus da raiva. A transmissão teria ocorrido a partir do contato da paciente com um gato.
Nesta primeira fase, as equipes de Concórdia contam com o reforço de sete profissionais do Programa de Raiva da Gerência de Zoonoses da DIVE e dos quatro profissionais de Itajaí, cidade onde foi registrado o último caso em Santa Catarina, em 2006.
A previsão é vacinar cerca de 10 mil cães e quatro mil gatos. A paciente supostamente infectada está com quadro clínico estável depois de receber os medicamentos específicos.
“Enviamos nossos profissionais imediatamente para Concórdia, tendo em vista a gravidade do caso e a necessidade da vacinação em massa o quanto antes. Esta parceria e agilidade garantirá a saúde da população e dos animais”, informa a Secretária de Saúde Dalva Maria Rhenius.
-------------------------------
Informações adicionais:
Rachel Marchetti - Diretora de Vigilância Epidemiológica
Telefone: (47) 3249-5509