Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Secretaria de Saúde adere à mobilização “Outubro Rosa”

Data de inclusão: 04/10/2011 16:14

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

 

A Secretaria Municipal de Saúde, a exemplo de outras entidades de Itajaí, já aderiu à mobilização e preparou uma programação especial neste mês de outubro. Nesta quarta-feira (05) haverá a palestra “Atualização sobre Câncer de Mama”, ministrada pela médica Estela Regina Eidt e direcionada aos médicos e enfermeiros da Rede Municipal de Saúde. O encontro ocorrerá no Auditório do Porto de Itajaí, a partir das 10h.

 

O “Outubro Rosa” também será lembrado na 25ª Marejada. A equipe de enfermagem, que atenderá no ambulatório da festa, irá trabalhar com uma fita rosa fixada ao jaleco e atuará na orientação do público sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

 

No dia 20 de outubro, dia D de conscientização, a Secretaria de Saúde vai promover um mutirão de mamografias para prevenção e diagnóstico precoce. Profissionais médicos, equipe de enfermagem e acadêmicos de medicina da ginecologia e obstetrícia estarão durante todo o dia no Crescem – Centro de Referência da Criança e da Mulher – atendendo as mulheres que procurarem atendimento no local.

 

Outubro Rosa

 

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

 

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

 

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

 

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2025- Município de Itajaí