A Secretaria de Saúde de Itajaí contabilizou 2.665 vistorias em armadilhas neste primeiro mês de 2014. Os agentes de endemias do Programa de Controle da Dengue também visitaram 310 pontos estratégicos, a exemplo de borracharias, ferros-velho e cemitérios. Na região onde foram encontrados os dois focos positivos para larva do Aedes aegypti, foram contabilizadas 686 visitas em comércios, residências e terrenos baldios. Os imóveis destas áreas serão vistoriados a cada dois meses.
“A população desses locais que recebem os agentes de endemias e também os demais cidadãos precisam colaborar evitando recipientes que acumulem água parada. É importante também que os proprietários dos imóveis permitam o acesso do agente de endemias à residência e terreno, pois ele realizará uma vistoria de orientação firmando a parceira entre Secretaria de Saúde e os cidadãos”, explica o Coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Vieira.
Para a Secretária de Saúde, Dalva Rhenius, os números registrados em janeiro comprovam a preocupação com a prevenção e o controle da dengue. “Por sermos uma cidade portuária que recebe um grande fluxo de caminhões, poderíamos ter registrado muito mais focos positivos do mosquito e até mesmo casos da doença. Porém, nossa equipe é atuante e vistoria constantemente as armadilhas, o que nos possibilita este controle”, afirma.
Neste ano, dois focos positivos para o mosquito da dengue foram localizados em Itajaí, no bairro São João. Eles estavam depositados em armadilhas, instaladas em dois estabelecimentos comerciais.
Medidas simples que fazem a diferença no combate à dengue:
Colocar areia nos pratinhos de plantas;
Manter as lixeiras tampadas;
Lavar e secar os potes de comida e água dos animais;
Manter ralos fechados;
Evitar o acúmulo de entulhos;
Manter as garrafas com o gargalo para baixo;
Tratar as piscinas com cloro e limpar uma vez por semana;
Retirar a água acumulada na laje;
Guardar pneus secos e em locais cobertos;
Manter as calhas desentupidas;
Manter tampados os vasos sanitários que não são utilizados;
Manter as caixas d´água sempre limpas e cobertas.
__________________
Informações Adicionais:
Coordenador do Programa de Combate à Dengue, Lucio Vieira
Telefone: 3249-5500