Desde o dia 27 de dezembro, uma equipe do Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde está trabalhando à noite para capturar escorpiões, animais que possuem hábitos noturnos. A ação ocorre, nesta primeira etapa, no Brilhante e São Roque, sempre na segunda, quarta e sexta-feira, a partir das 19 horas.
Até o momento já foram capturados 307 escorpiões, 279 da espécie Tityus bahiensis e 28 Tityus serrulatus, popularmente conhecido como escorpião amarelo, o mais perigoso. “Chegamos a capturar cerca de 40 escorpiões em apenas uma noite, porém essa quantidade está diminuindo a cada dia, mas só encerraremos a ação no São Roque e no Brilhante quando detectarmos que está controlada a situação”, informa a Diretora de Vigilância Epidemiológica, Rachel Marchetti. A próxima ação noturna está programada para ocorrer no Rio Bonito e Costa Cavalcante.
A captura de escorpiões
Quem encontrar escorpião em casa deve avisar o Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde através do telefone (47) 3249-5571. Em caso de picada, a recomendação é para que o local seja lavado com água e sabão e, em seguida, a pessoa deve ser levada ao hospital. Se for criança, deve ser encaminhada imediatamente ao Hospital Infantil Pequeno Anjo e adultos ao Hospital Marieta Konder Bornhausen.
Estes dois locais estão abastecidos com soro antiescorpiônico e possuem profissionais capacitados para agirem nesse tipo de situação. Se for possível, o animal deve ser capturado e levado junto com o paciente para que os profissionais de saúde possam identificar a espécie.
Escorpião
Das 1600 espécies de escorpião, apenas 25 causam graves acidentes ao homem. De acordo com o Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIT), dos quatro gêneros de escorpiões mais perigosos (Androctonus, Leiurus, Centruroides e Tityus), apenas o gênero Tityus ocorre nas Américas. Para Santa Catarina são registradas as espécies Tityus costatus, Tityus serrulatus (escorpião amarelo) e Tityus bahiensis (escorpião marrom ou preto).
Apesar de todos os escorpiões produzirem e inocularem veneno, somente as espécies citadas podem causar algum mal às pessoas. Os escorpiões venenosos possuem um espinho logo abaixo do ferrão (aguilhão). Além disso, sua coloração é mais opaca, diferente dos escorpiões sem importância médica, que aparentam ser envernizados, pois sua coloração é mais brilhante.
Como prevenir
Os escorpiões se alimentam de outros animais, como baratas, aranhas, cupins e até mesmo de pequenos vertebrados. Sendo assim, manter a limpeza da casa e de seus arredores, evitando o acúmulo de lixo e entulhos, ajuda na prevenção do aparecimento de escorpiões, que podem ser atraídos pela disponibilidade de abrigo e pelos animais que fazem parte de sua dieta e vivem nestes ambientes. Aconselha-se, ainda, vedar a soleira das portas, manter os ralos fechados, sempre verificar calçados e roupas antes de vesti-los e usar luvas para manipular entulhos ou cuidar do jardim.
___________________
Informações Adicionais:
Diretora de Vigilância Epidemiológica, Rachel Marchetti
Telefone: 3249-5571