Enfim a tão esperada chuva chegou e com ela a preocupação da Secretaria Municipal de Saúde em manter a dengue longe de Itajaí. Altas temperaturas e chuvas são uma combinação perfeita para a proliferação de mosquitos, dentre eles o transmissor da dengue. Em contato com a água das chuvas, os ovos colocados há semanas ou meses podem se tornar novos mosquitos.
“A população precisa redobrar a atenção e dez minutos por dia são suficientes para combater o mosquito. É um ciclo que precisamos interromper com uma ação simples, semanal, de vistoria das nossas próprias casas. Não temos a transmissão da doença em nossa cidade e a eliminação de pontos que acumulam água parada é essencial para continuarmos assim”, informa o Coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Vieira.
Desenvolvida por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a proposta do conceito 10 Minutos Contra a Dengue é usar apenas 10 minutos por semana para remover criadouros no ambiente doméstico e peri-doméstico, de modo a interferir no ciclo de desenvolvimento do vetor, impedindo que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta.
“O Aedes aegypti vive e se reproduz, em geral, dentro e no entorno das residências, por isso temos que ter cuidado redobrado com nossas casas. Se cada um fizer a sua parte, poderemos ficar livre da transmissão da doença”, orienta.
Medidas simples que fazem a diferença:
Colocar areia nos pratinhos de plantas;
Manter as lixeiras tampadas;
Lavar e secar os potes de comida e água dos animais;
Manter ralos fechados;
Evitar o acúmulo de entulhos;
Manter as garrafas com o gargalo para baixo;
Tratar as piscinas com cloro e limpar uma vez por semana;
Retirar a água acumulada na laje;
Guardar pneus secos e em locais cobertos;
Manter as calhas desentupidas;
Manter tampados os vasos sanitários que não são utilizados;
Manter as caixas d´água sempre limpas e cobertas.
__________________
Informações Adicionais:
Coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Vieira
Telefone: 3249-5509