O Ministério da Saúde divulgou, na última sexta-feira (21), no Diário Oficial da União, a relação de selecionados na edição deste ano do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). Ao todo, mil enfermeiros e 525 cirurgiões-dentistas vão atuar por um ano na atenção básica de municípios do interior ou que se habilitaram para receber os profissionais.
Em Itajaí, três enfermeiras foram selecionadas: Angelica Rocha Lourenço Liszkievich, natural de Santa Cecília, no oeste catarinense; Kennya Soares Lima, de Montes Claros, Minas Gerais e Fernanda Aragona Costa, de Itajaí. Elas irão trabalhar na Unidade de Saúde do Espinheiros e policlínicas do São Vicente e Cordeiros, respectivamente. Itajaí é uma das 251 cidades do Brasil que recebeu o reforço de enfermeiros.
As profissionais escolheram Itajaí pelo contato que tiveram com a cidade enquanto cursavam a faculdade de enfermagem. “Já me sinto uma catarinense e itajaiense de coração, participei do Provab para continuar aqui”, explica Angelica, que reside há dez anos em Itajaí.
Já a mineira Kennya optou por Itajaí pela qualidade de vida e quase que não consegue completar seu cadastro. “O sistema estava travando e quase desisti de me inscrever, mas quando tem que ser, não tem jeito. Fiz meu cadastro, fui selecionada e estou muito feliz em contribuir com a saúde pública de Itajaí”, revela.
O Provab fortalece a formação de enfermeiros e dentistas porque, além de proporcionar uma vivência na atenção básica, oferece a esses profissionais oportunidade de cursar especialização nesta área. Com isso, ganha também a população, que terá à sua disposição um profissional mais bem preparado e com mais experiência.
Esta é a segunda edição do Provab voltado à seleção de enfermeiros e dentistas. Os participantes recebem bolsa paga integralmente pelo Ministério da Saúde no valor de R$ 2.976,26 e cursam especialização em atenção básica, tendo de cumprir 32 horas semanais de atividades práticas e oito horas semanais de atividades acadêmicas. O curso é ministrado na modalidade à distância pela Universidade Aberta para o SUS (UNA-SUS).
-------------------------------
Informações adicionais:
Jonilda Vieira – Estratégia Saúde da Família
Telefone: 3249-5500