Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Vacinação contra o HPV

Itajaí supera meta mínima de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde
Data de inclusão: 01/04/2014 09:41

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e Gerência de Imunizações, já vacinou 84,1% da meta contra o HPV, número correspondente a 4.023 meninas de 11 a 13 anos. 

“Todos estão de parabéns, desde nossas equipes das unidades de saúde, profissionais da gerência de imunizações, até os pais e as escolas. Faltando apenas oito dias úteis para encerrar a campanha, nossa expectativa é que a meta de 100% seja alcançada, o que corresponde a 545 meninas”, relata Rachel Marchetti, diretora de Vigilância Epidemiológica. 

A vacinação contra o HPV segue até o dia 10 de abril. A Rede Municipal de Saúde é composta por 27 unidades básicas. Todas possuem sala de imunização e estão abastecidas com a vacina contra o vírus HPV, que até então era ofertada apenas na rede privada.

A enfermeira da Gerência de Imunizações, Andréa Bittencourt explica que a segunda dose da vacina será aplicada no mês de setembro deste ano. O Ministério da Saúde recomenda ainda uma terceira dose cinco anos após a primeira, em 2019.

Conforme o Ministério da Saúde, a eficácia da vacina é comprovada em pessoas que ainda não iniciaram a vida sexual. Ainda assim, não elimina outras ações de prevenção, tais como o exame papanicolau e o uso da camisinha nas relações sexuais.

HPV

O que significa "HPV"?

É a sigla em inglês para papilomavírus humano. Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo que cerca de 40 tipos podem infectar o trato ano-genital.

Qual é a relação entre HPV e câncer?

A infecção pelo HPV é muito frequente, mas transitória, regredido espontaneamente na maioria das vezes. No pequeno número de casos nos quais a infecção persiste e, especialmente, é causada por um tipo viral oncogênico (com potencial para causar câncer), pode ocorrer o desenvolvimento de lesões precursoras, que se não forem identificadas e tratadas podem progredir para o câncer, principalmente no colo do útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.

Quais são os tipos de HPV que podem causar câncer?

Pelo menos 13 tipos de HPV são considerados oncogênicos, apresentando maior risco ou probabilidade de provocar infecções persistentes e estar associados a lesões precursoras. Dentre os HPV de alto risco oncogênico, os tipos 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero. Já os HPV 6 e 11, encontrados em 90% dos condilomas genitais e papilomas laríngeos, são considerados não oncogênicos.

O que é câncer do colo do útero?

É um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero, que se localiza no fundo da vagina. Essas alterações são chamadas de lesões precursoras, são totalmente curáveis na maioria das vezes e, se não tratadas, podem demorar muitos anos para se transformar em câncer.

Fonte: http://www1.inca.gov.br/

 

-------------------------------- 

Informações adicionais:

Rachel Marchetti – Diretora de Vigilância Epidemiológica

Telefone: 3249-5509 

Imagens relacionadas

Vacinação contra o HPV
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2025- Município de Itajaí