A Secretaria Municipal de Saúde instalou câmeras de segurança em pontos estratégicos do Canil Municipal. O objetivo é coibir o abandono de animais e identificar quem comete este crime previsto na Lei Federal 9.605/98. Os equipamentos podem filmar o ato do abandono e as placas dos veículos.
“Registramos uma média de vinte animais abandonados por mês, desde a entrada da Rua Manoel Bernardes, em toda a via de acesso e até mesmo dentro do Canil. As pessoas chegam a jogar os animais dentro das baias. São caixas de filhotes, animais adultos, animais idosos e doentes”, informa a Diretora de Vigilância Epidemiológica, Rachel Marchetti.
Segundo a enfermeira do Núcleo de Zoonoses, Jacqueline Koch, alguns animais ficam desorientados, atravessam a Rodovia Antonio Heil, são atropelados e acabam morrendo. Além disso, os que são encontrados no Canil sentem e sofrem com o abandono, “alguns ficam doentes de tanta tristeza”, explica.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica também recebe diariamente ligações de proprietários de animais interessados em doá-los ao Canil Municipal, alegando mudança de endereço ou que não tem mais condições de cuidar. A Lei Federal 9.605/98, que trata de Crimes Ambientais, prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa.
--------------------------------
Informações adicionais:
Rachel Marchetti – Diretora de Vigilância Epidemiológica
Telefone: 3249-5509