A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o curso de Odontologia da Univali, promoverá nesta quinta-feira (27) uma ação preventiva em saúde bucal. Os profissionais envolvidos farão o diagnóstico precoce do câncer bucal e orientações sobre seus fatores de risco das 09 horas às 16h30, próximo ao Bradesco.
Durante toda semana, acadêmicos, professores e profissionais da saúde municipal estão promovendo ações socioeducativas nas unidades de saúde de Itajaí, no Hospital Pequeno Anjo, em escolas municipais e na Univali - Campus Itajaí.
A 10ª Semana de Saúde Bucal congrega também o 32º Fórum de Endodontia e o 22º Fórum de Clínica Integrada. O evento tem o apoio da Associação Brasileira de Odontologia/Regional Itajaí e do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina.
Confira a programação:
27/10/2011 (5ª feira) – Orientações sobre saúde bucal
Horário: 09h às 12h – 14h às 17h
Atividade: Orientações sobre saúde bucal, distribuição de folders e kits de higiene oral.
Local: Em frente ao estacionamento do Bradesco, na rua Hercílio Luz
27/10/2011 (5ª feira) – Hospital Universitário Pequeno Anjo
Horário: 08h às 11h30min
Atividade: Orientações sobre saúde bucal nos leitos, distribuição de folders e cartilhas. Secretaria de Saúde/UNIVALI
Local: Hospital Infantil Pequeno Anjo
28/10/2011 (6ª feira) – Sala de espera do Curso de Odontologia – Bloco 14
Horário: 08h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min
Atividade: Orientações sobre saúde bucal, distribuição de folders e cartilhas.
Local: Sala de espero do curso de Odontologia – Bloco 14
Câncer Oral
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o câncer oral é o quinto mais comum em homens e o sétimo em mulheres. Francisco Seeberg Aranha, professor e mestre em fisiopatologia explica que o câncer de boca costuma se manifestar sob a forma de feridas que não cicatrizam, na boca ou no lábio, sem dor.
Também pode ser percebido por manchas esbranquiçadas ou avermelhada na parte interna da boca, ou mesmo, por caroços, inchaços e sangramentos sem causa conhecida. Segundo os dentistas, o fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de boca.