Neste sábado (30), os moradores da Murta receberão orientação sobre prevenção contra a dengue. A ação educativa será realizada pelos funcionários da Unidade de Saúde da Murta juntamente com duas equipes de Estratégia de Saúde da Família – equipes 023 e 040, que pretendem abranger a maior parte da localidade, principalmente a área popularmente conhecida como Vila da Miséria.
Com início as 08h e encerrando às 12h, a ação busca conscientizar os moradores sobre os riscos da doença e orientar sobre a prevenção, através de folders e informativos distribuídos nas casas. Contará também com um carro de som divulgando a ação e um funcionário caracterizado de mosquito da dengue para chamar a atenção de todos os moradores. “Escolhemos fazer a ação no sábado pois é o dia que a maioria dos moradores estará em suas residências, assim fica mais fácil abrangermos a maior parte da população da Murta”, explica a coordenadora da Unidade de Saúde local, Shirlei da Silva.
Em um ano, o número de focos positivos do mosquito da dengue (Aëdes aegypti) passou de três para 115 em Itajaí. Além disso, em julho, a cidade registrou o primeiro caso de dengue autóctone, quando é contraída dentro do próprio município. A grande explosão de focos do mosquito mobilizou autoridades de saúde do Município e do Estado, que se reuniram na última sexta-feira (22) com o Prefeito da cidade para traçar um plano de ação de combate ao mosquito. A preocupação é com a proximidade do verão – época em que os focos tendem a aumentar devido ao calor e as chuvas. “Registramos esse grande aumento no inverno, o que é muito atípico e já sabemos que no verão vai aumentar ainda mais, o que é bastante preocupante”, alerta o Coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Vieira.
Medidas que fazem a diferença:
A população é a principal aliada para que o mosquito não se prolifere.
- Vistorie seu quintal uma vez por semana, eliminando todo material que acumule água parada. É importante lembrar que o mosquito coloca seus ovos em água limpa parada e na sombra;
- Os locais preferidos dos mosquitos são os vasos de flores, caixas d’água e materiais reciclados como latas e garrafas, etc;
- Baldes com água que serão reutilizadas devem ser tampados;
- Receba os agentes de endemias: eles estão identificados e são amigos da comunidade, sua função principal é orientar os moradores e firmar uma parceira vitoriosa para não deixar que esta doença se instale em Itajaí.
----------------------------
Mais informações
Unidade de Saúde Bento Rampelotti – Murta
Telefone: (47) 3908-5632