O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde a principal causa de morte evitável em todo o mundo. São cerca de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil óbitos por dia. Mortes evitáveis, já que existe tratamento gratuito e eficaz para quem quer parar de fumar. Por isso, nesta sexta-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, a Secretaria de Saúde está na Hercílio Luz, até o meio dia, divulgando o Programa de Combate ao Tabagismo.
Em Itajaí, cerca de 80 pessoas participam dos cinco grupos do Programa de Combate ao Tabagismo, localizados na Policlínica Central (PAM), em Espinheiros, no Costa Cavalcante, Votorantim e Nossa Senhora das Graças. Em setembro, um novo grupo abrirá no Rio Bonito. Eles são acompanhados por médicos pneumologistas, clínicos gerais da Estratégia da Família e Enfermeiros.
Durante um mês, participam de um encontro semanal. No segundo encontro recebem medicação composta por um adesivo de nicotina e antidepressivo, e já na terceira semana param de fumar. O tratamento com medicamento é realizado durante três meses. Porém, a terapia de grupo segue durante um ano, sendo que no segundo mês os encontros são quinzenais e a partir do terceiro mês são mensais.
Quem tiver interesse em participar do Programa de Combate ao Tabagismo deve procurar uma das unidades de saúde que oferecem o serviço e se informar sobre os horários dos encontros.
___________________
Informações Adicionais:
Programa de Combate ao Tabagismo
Telefone: 3908-5639