Com olhos curiosos e atentos, cerca de 30 crianças do quinto ano da EB José Medeiros Vieira, tiveram uma manhã diferenciada nesta quinta-feira (11). Os estudantes da unidade de ensino do bairro São Vicente, visitaram a sede da empresa JS Pescados, no Imaruí, e lá No local, conheceram o processo de manipulação do pescado, desde a captura, o transporte, o comércio e a forma correta de conservação do alimento até a hora de chegar à mesa de cada um.
Segundo as fiscais sanitaristas Giseli de Borba e Helena Gonçalves, da Vigilância Sanitária, a visita compõe o módulo de Alimentação Saudável do Projeto “Educanvisa”, onde a escola estimula o consumo do pescado, “uma vez que moramos em uma cidade com um importante porto pesqueiro”, ressaltam.
Educanvisa
O Programa Educanvisa é coordenado pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, em conjunto com a Secretaria de Educação de Itajaí, e nesta etapa conta ainda com a parceria da Secretaria da Pesca e Aquicultura.
O projeto Educanvisa prepara os profissionais de Educação da Rede Pública e de Vigilância Sanitária para que possam disseminar conceitos de saúde que tem relação direta com o trabalho da Anvisa, como a prevenção aos riscos associados ao consumo de medicamentos e de alimentos industrializados.
A proposta é tornar Vigilância Sanitária e Escola parceiros com o objetivo de promover ações e estratégias em educação e comunicação em saúde para formar cidadãos mais conscientes quanto aos assuntos referentes à Vigilância Sanitária. Durante todo o ano letivo, os estudantes aprendem, numa linguagem simples e acessível, temas referentes à saúde, alimentação saudável, uso racional de medicamentos e o que faz a Vigilância Sanitária para zelar pela saúde da população.
O que se espera como resultado é a formação de estudantes capazes de disseminar conhecimentos de Vigilância Sanitária em suas comunidades. Em Itajaí, duas escolas participam do projeto, a E.B José Medeiros Vieira e a E.B.Prof Inês Cristofolini.
-----------------------------
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
Telefone: 3249-3346
Vigilância Sanitária
Telefones: 3908-5031 / 3908-5036