Os alunos dos Centros de Educação Infantil Ana da Silva Fontes e Lausimar Laus e Escola Básica Antônio Ramos passarão por teste de acuidade visual nesta terça-feira (07) e quinta-feira (09). As instituições de ensino estão localizadas nos bairros Cordeiros e Costa Cavalcante. A programação inicia nesta terça-feira (07) às 14 horas no CEI Lausimar Laus, seguida da apresentação “A Fada e a Bruxa”, sobre alimentação saudável. No mesmo horário, às 14h, outra equipe estará na Escola Básica Antônio Ramos.
Na quinta-feira (09), os testes iniciam às 08 horas no CEI Ana da Silva Fontes. O teste de Acuidade Visual utiliza a Escala de Snellen, conforme preconiza o Ministério da Saúde. O trabalho é desenvolvido pelas equipes da Estratégia Saúde da Família 33 e 34 da Policlínica de Cordeiros, 35 da Unidade de Saúde Costa Cavalcante, acadêmicos do curso de medicina da UNIVALI, com supervisão da professora Inajara.
Segundo Angelica Rocha Lourenço Liszkievich, enfermeira responsável pela atividade, o exame Acuidade Visual tem o objetivo de identificar alunos que necessitem ser encaminhados ao oftalmologista. A faixa etária dos alunos está entre seis e 14 anos.
As ações iniciaram em setembro e devem ser concluídas no mês de novembro, finalizando com encaminhamento dos alunos que apresentarem necessidade de consulta médica, cada qual em sua respectiva Unidade Básica de Saúde. Os testes são realizados por enfermeiros, acadêmicos de medicina e técnicos de enfermagem.
“Com as crianças menores trabalhamos o tema de forma lúdica, dizendo a eles que o teste é o teste do pirata, onde sempre precisa tapar um dos olhos, temos fantasia de piratas, tapa olho do pirata e uma música que trabalha o tema”, explica a enfermeira.
Acuidade Visual (AV) é o grau de aptidão do olho, para discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. Essa capacidade discriminatória é atributos dos cones (células fotossensíveis da retina), que são responsáveis pela Acuidade Visual, central, que compreende a visão de forma e a visão de cores.
------------------------------
Informações adicionais:
Angelica Rocha Lourenço Liszkievich
Enfermeira PROVAB - Policlínica Cordeiros
Telefone: 3908-5751