A Prefeitura de Itajaí lançou nesta quinta-feira (09) a campanha Itajaí x Dengue, que incentiva a população a combater a reprodução do mosquito Aedes aegypti virando a água de baldes, garrafas, vasos e pneus. E para garantir a adesão da população, um desafio foi lançado nas redes sociais. A bailarina Mery Rosa desafiou o dançarino Thurbo Braga a virar o balde e tudo o que acumula água para evitar a proliferação do mosquito da dengue. E ele topou! (Assista Aqui). Agora, ele desafia os moradores de Itajaí a também entrarem nessa luta. Desafiem seus amigos e postem no facebook com as hashtags #itajaixdengue #vireobalde e marque a Prefeitura de Itajaí.
Itajaí vive um momento preocupante. Em menos de um ano, o número de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue saltou de 03 para 170. Além disso, em julho, a cidade registrou o primeiro caso de dengue autóctone, quando a doença é contraída dentro do próprio município. Com a proximidade do verão a situação deve se agravar.
Além de intensificar a fiscalização, e orientar a população sobre esse risco através da campanha educativa que será veiculada em jornais, rádios, tvs e redes sociais, no dia 18 de outubro (sábado) um grande mutirão de orientação será realizado em Cordeiros, local onde há maior concentração dos focos. Cerca de 200 pessoas, entre escoteiros e acadêmicos da Univali, já confirmaram presença. Eles irão orientar os moradores e entregar um check-list para que eles confiram periodicamente os principais locais onde há água acumulada.
E, a partir da segunda quinzena deste mês haverá blitz em borracharias e ferros-velhos com a FAMAI, SMU e Vigilância Sanitária.
A DENGUE EM ITAJAÍ
Até o momento são 170 focos positivos do mosquito da dengue. Desses, 94 foram encontrados em Cordeiros, 69 no São Vicente, três no São João, três em Salseiros e um no Centro.
____________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Obras
Telefone: 3348-0303