Começou nesta terça-feira (16) o trabalho dos 30 homens do 23º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, de Blumenau, nas ruas do Bairro São Vicente para o combate à dengue em Itajaí. Os soldados estão auxiliando os agentes de endemias na eliminação de focos e possíveis criadouros do mosquito. Neste primeiro dia de apções foram vistoriados 393 imóveis.
“O trabalho do Exército e dos agentes é feito em conjunto, onde cada equipe formada por dois soldados e um agente visita as residências. Nesta terça-feira tivemos 393 imóveis vistoriados, outros 174 fechados - porque as pessoas trabalham ou por não estarem em casa - e em uma oportunidade houve recusa do morador, com isso nossa equipe voltará ao local para efetuar uma nova tentativa. Além desses, outros 20 imóveis foram recuperados, ou seja, nessas residências havia sido impedida a entrada do agente de endemias da Secretaria de Saúde e agora com a presença do exército o local foi vistoriado”, explica o Coordenador do Projeto de Combate à Dengue, Lúcio Vieira.
O grupamento militar segue auxiliando no combate à dengue em Itajaí por mais 29 dias. Eles atuam no São Vicente. “Isto porque, do total de casos registrados no município, aproximadamente 80% são deste bairro. E o motivo para termos solicitado a ajuda do Exército, é para que a população compreenda que todos devem fazer sua parte e que a situação que estamos enfrentado é grave”, acrescenta o Secretário Municipal de Saúde, Osvaldo Gern.
Além de auxiliar nas visitas, os soldados também ajudam na eliminação de focos em locais de difícil acesso. “Por terem treinamento avançado, o pessoal do Exército nos ajuda na eliminação de focos em caixas da água que se encontram nos telhados, nas calhas e em locais de acesso mais complicado para os agentes de endemias”, completa o Secretário.
--------------------------------
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
Telefone: 3249-5500
http://www.saude.itajai.sc.gov.br/