Mesmo com a queda na temperatura com a chegada do inverno, os cuidados da população para a prevenção e combate à dengue não podem parar. Durante esta época do ano, são registradas constantes chuvas. Por isso, as atenções devem ser redobradas com locais que possam servir de depósito para água parada, a fim de evitar que estes pontos se tornem depósito de ovos do Aedes aegypiti.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Combate à Dengue, lembra aos moradores que verifiquem ao menos uma vez na semana as suas residências para eliminar o acúmulo de água parada, não só no inverno, mas no decorrer de todo o ano.
A recomendação é para que o lixo seja devidamente acondicionado em sacos plásticos bem fechados até o momento do recolhimento, e que sejam eliminados do ambiente todos os possíveis criadouros, como restos de embalagens e sacolas plásticas, latas, garrafas, pneus, enfim. Até mesmo uma tampa plástica ou de pote de vidro, deixada no cercado, pode vir a ser um local para depósito de ovos do mosquito.
Esta postura, adotada por todos os cidadãos, é fundamental para que a cidade vença a luta contra o aparecimento de novos casos da doença em Itajaí.
______________
Mais informações:
Diretoria de Vigilância Epidemiológica
Secretaria de Saúde de Itajaí
Telefone: (47) 3249-5500