Uma “Caminhada da Amamentação”, a partir das 09h deste sábado (1º), marca o início das atividades da I Semana Municipal de Aleitamento Materno, promovida pela Secretaria de Saúde de Itajaí. A programação segue até o dia 07 de agosto.
Pelo roteiro, a Caminhada vai sair da frente do Museu Histórico Municipal, seguindo pelo Calçadão da Rua Hercílio Luz até encerrar na Praça Vidal Ramos, no Centro. A orientação é para que todos os participantes estejam vestidos com camisetas brancas.
Logo após a Caminhada, um grupo de mães irá realizar a “Hora do Mamaço”, um ato internacional que também faz parte da campanha, com o objetivo de reforçar a importância da amamentação.
A criação da I Semana Municipal de Amamentação visa valorizar o contínuo trabalho realizado durante todo o ano para incentivar, promover o aleitamento materno e a nutrição ideal para desenvolvimento das crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O aleitamento materno é considerado a melhor forma de nutrição para crianças menores de dois anos e a única capaz de prevenir o surgimento de doenças. É a ação de maior impacto no combate à mortalidade infantil no mundo.
A Semana Municipal de Amamentação ocorre simultaneamente à campanha mundial do aleitamento materno e tem por objetivo valorizar o trabalho que já é rotina nas ações promovidas em toda Rede Municipal de Saúde.
Em continuidade ao evento, durante toda a próxima semana, as Unidades de Saúde (US) irão desenvolver diversas atividades alusivas à campanha como ações de orientação, abordagem do tema em diálogos com grupos de gestantes, nas salas de espera e nas consultas de puericultura e pré-natal.
Laço Dourado
O Laço dourado, o símbolo da Campanha do Aleitamento Materno, será usado por todos os servidores da Saúde de Itajaí para simbolizar a amamentação e cada uma de suas partes: Um lado do laço representa a mãe, o outro lado representa a criança e o laço é simétrico, dizendo-nos que a mãe e a criança são igualmente vitais para o sucesso da amamentação. O nó é o pai, a família e a sociedade – sem o nó, não haveria o laço; sem o apoio, a amamentação não seria exitosa.
De acordo com o pediatra da SMS, Márcio Fossari, todos nós temos a responsabilidade de assumir as ações de estímulo e defesa do aleitamento materno dos bebês: “É importante ressaltar que além da questão nutricional e de proteção ao filho, a amamentação é muito importante no vínculo estabelecido com essa relação de afeto entre a mãe o e bebê, a díade da amamentação”, ressalta.
Conforme o Secretário de Saúde Osvaldo Gern, a intenção da SMS é que a Semana Municipal de Amamentação entre para o calendário anual de eventos da saúde do município, sempre nesta data, de 01 a 07 de agosto, junto ao trabalho dos Tutores da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil (EAAB), uma política pública nacional voltada para a amamentação exclusiva até os seis meses de idade e início da alimentação adequada na infância.
__________________
Informações adicionais:
Secretaria Municipal de Saúde
Diretoria de Atenção à Saúde – Serviço de Nutrição
Telefone: (47) 3249 - 5587