A Secretaria de Saúde de Itajaí informa que, após mais de sete semanas sem nenhuma notificação positiva para dengue no município (a última ocorrência havia sido registrada em 12 de julho), nesta semana epidemiológica foram diagnosticados dois novos casos de dengue, um no bairro São Vicente e outro no bairro São João.
Um dos pacientes apresentou sinais de agravamento (hemorragia). Nos dois casos, as pessoas estão em recuperação, em casa, sendo assistidas e monitoradas pela Secretaria de Saúde, que já tomou todas as providências conforme o protocolo do Ministério da Saúde, inclusive com a chamada busca ativa de casos sintomáticos na área de residência dos pacientes.
Como essas duas pessoas já tiveram dengue no início do ano, elas estavam imunes ao tipo de vírus circulante na cidade. Por isso, a Secretaria de Saúde alerta para possível circulação de um novo sub-tipo de vírus no município. E reforça, ainda mais, o pedido para que a população faça a sua parte com a limpeza de suas casas e terrenos, eliminando pratos de vasos de plantas, potes, garrafas e quaisquer outros recipientes que acumulem água e possam se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti.
Atualmente, Itajaí tem 10 casos suspeitos de dengue, aguardando resultado da análise laboratorial.