Cerca de 60 pessoas que atuam na Rede de Atenção Psicossocial de Itajaí se reuniram no auditório da Prefeitura, na tarde desta segunda-feira (19), para a abertura da a Oficina ‘Percursos Formativos da RAPS’. Trata-se da segunda etapa de um Projeto financiado pelo Ministério da Saúde, onde o município foi inscrito pela Coordenação Municipal de Saúde Mental e contemplado na linha Álcool, Crack e outras drogas.
Com debates e troca de experiências, o evento segue até sexta-feira (23). Já neste primeiro dia de atividades, logo após a abertura oficial, a coordenadora de Saúde Mental da cidade pernambucana de Recife,Telma Maria Melo, palestrou sobre palestra "Os usos das drogas na contemporaneidade, fazendo uma reflexão do momento social que vivemos e onde as drogas se encaixam".
Com a experiência de quem atua na área há vários anos, a psicóloga Telma Melo trouxe dados da Organização Mundial de Saúde que confirmam que as drogas são uma problemática mundial. “Dez por cento da população dos centros urbanos consomem abusivamente substâncias psicoativas, independente de variantes de sexo ou classe”, ressaltou. Para ela, “a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) organizou os serviços e potencializa as ações, com foco na integração e não no atendimento fragmentado”.
Presente na abertura do evento, o secretário de Saúde de Itajaí, Osvaldo Gern, destacou a importância das discussões e da troca de experiências para a melhora na qualidade do atendimento à população que necessita da atenção psicossocial. “Só com o comprometimento de todos é que se pode alcançar os objetivos desejados”, enfatizou.
Participam da atividade os profissionais da RAPS dos diferentes pontos de atenção de Itajaí, tais como: Unidades Básicas de Saúde (UBS), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Centros de Atenção Psicossocial em suas diferentes modalidades (CAPSi, CAPS AD e CAPS II), UPA e PA. Além dos parceiros intersetoriais Centro POP e Casa de Apoio Social. E ainda, a coordenadora do CAPS AD Vicente Araújo, de Recife (PE), psicóloga Iris Maria Silva; a Coordenadora de Saúde Mental de Recife (PE), Telma Maria Melo, e o representante da Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras drogas do Ministério da Saúde, Thiago Pithon.
CAPS AD fecha terça e quarta pela manhã
Em função das atividades da Oficina "Percursos Formativos da RAPS" com os seus profissionais, o Centro de Atenção Psicossocial AD de Itajaí não estará atendendo a comunidade nestes dias 20 e 21 de outubro (terça e quarta-feira), no período da manhã, até às 13 horas. Durante a tarde, as atividades no local estarão normalizadas.
O Projeto "Percursos Formativos"
De acordo com a terapeuta ocupacional e preceptora do PET – RAPS, Carolina Torres Guazzelli, desde a aprovação do projeto, se constituiu o grupo de trabalhadores que começou a realizar a reflexão e sua gestão compartilhada. “A primeira etapa foi finalizada no último dia 09 com o intercâmbio desses profissionais que foram até a RAPS de Recife e vivenciaram o percurso nos diferentes pontos daquela rede municipal”, cita.
A segunda etapa do projeto, explica, consiste nesta oficina de capacitação e troca de experiência para os profissionais atuantes na RAPS que será desenvolvida em Itajaí nos próximos dias. “E em um terceiro momento serão realizadas capacitações na linha Álcool e outras drogas bem como a supervisão da rede”, completa Carolina Gazzelli.
RAPS
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) compreende ações e serviços para atendimento às pessoas em sofrimento psíquico, transtorno mental e necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Programação da Oficina "Percursos Formativos da RAPS"
Dia 20 – 3ª feira:
08h – Roda de Reflexão sobre os temas norteadores. Local: Auditório da SDR Itajaí.
13h30 - Roda de Reflexão sobre os temas norteadores. Local: Auditório da SDR Itajaí.
Dia 21 – 4ª feira:
08h – Imersão no cotidiano da rede visitante por meio de rodas de conversa nos pontos de atenção, visitas, troca de experiências. Local: CAPS AD.
13h30 - Imersão no cotidiano da rede visitante por meio de rodas de conversa nos pontos de atenção, visitas, troca de experiências. Local: Centro POP e Casa de Apoio.
Dia 22 – 5ª feira:
08h – Imersão no cotidiano da rede visitante por meio de rodas de conversa nos pontos de atenção, visitas, troca de experiências. Local: UPA Cordeiros.
08h – Imersão no cotidiano da rede visitante por meio de rodas de conversa nos pontos de atenção, visitas, troca de experiências. Local:UBS Jardim Esperança
Dia 23 – 6ª feira:
08h – Imersão no cotidiano da rede visitante por meio de rodas de conversa nos pontos de atenção, visitas, troca de experiências. Local: CAPS i.
14h – Fechamento e Avaliação da Oficina. Local: Secretaria Municipal de Saúde.
-------------------------------
Informações adicionais:
Secretaria Municipal de Saúde
Diretoria de Atenção à Saúde / Saúde Mental
(47) 3249–5536