Itajaí segue na luta para evitar que uma nova epidemia de dengue se instale na cidade, especialmente com a proximidade do verão. E uma das atenções da Secretaria de Saúde está voltada às borracharias, recauchutadoras e ferros-velhos, locais considerados propícios para a proliferação do mosquito transmissor da doença. Por isso, proprietários de 83 estabelecimentos comerciais em atividade no município estão sendo formalmente convocados para uma reunião na próxima quarta-feira (04), às 09 horas, na própria Secretaria de Saúde. Durante o encontro, todos serão informados e orientados sobre a aplicação da Lei Estadual número 15.243, de 29 de julho de 2010, que estabelece responsabilidades para estes tipos de comércio para evitar os criadouros dos mosquitos Aedes aëgypti e Aedes albopictus.
Entre janeiro e agosto deste ano, o município de Itajaí esteve em situação excepcional de emergência em saúde pública devido ao surto de dengue. Atualmente, a cidade possui alto índice de infestação do mosquito transmissor da doença. Com este cenário, a probabilidade de um novo surto ou epidemia é alta e as borracharias e ferros-velhos são locais ideais para a proliferação do Aedes aëgypti. “Por isso estamos fazendo este chamamento aos comerciantes, inclusive porque passará a ser aplicada a Lei Estadual número 15.243/2010, que estabelece medidas para evitar os criadouros e punições para os que descumprirem a norma legal”, ressalta o Secretário de Saúde, Osvaldo Gern.
Atualmente, há 83 estabelecimentos comerciais dos ramos de borracharia, recauchutadora, auto-peça e ferro-velho em atividade em Itajaí. Eles estão distribuídos da seguinte forma, pela cidade:
Canhanduba – 01
Cidade Nova – 06
Cordeiros – 18
Espinheiros - 05
Fazenda – 04
Itaipava – 06
Ressacada – 01
Salseiros – 23
São João – 07
São Judas – 01
São Vicente – 10
Vila Operária – 01
--------------------------------
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde – Diretoria de Vigilância Epidemiológica
(47) 3249-5524