“Precisamos do apoio de cada um de vocês, empresários, porque a dengue é um problema de todos e o poder público sozinho não vai ter sucesso nessa luta”. Esta foi a mensagem deixada pelo Secretário da Saúde, Osvaldo Gern, aos 32 proprietários de borracharias, recauchutadoras e ferros-velhos que atenderam à convocação e estiveram na Secretaria de Saúde na manhã desta quarta-feira (04). A reunião serviu para orientar os comerciantes sobre as suas responsabilidades no combate aos focos do mosquito Aedes aëgypti. E sobre a aplicação da Lei Municipal 6.644, de 12 de março de 2015, que estabelece punições a quem não cumprir a legislação. Todos receberam uma cópia da lei.
No encontro, o Secretário da Saúde enfatizou que, mesmo com aproximadamente 80 agentes de endemias do Programa de Combate à Dengue atuando nas ruas diariamente, mais 15 fiscais da Vigilância Sanitária, a ação do poder público, sozinha, não é suficiente para eliminar os focos da dengue no município, que se encontra em alto índice de infestação. “Existe uma legislação e nós vamos começar a exigir o cumprimento do que ela determina. Se não houver problema no estabelecimento, não haverá notificação ou multa. Mas, precisamos a agir com mais firmeza para que todos entendam que a responsabilidade em acabar com os criadouros do mosquito Aedes aëgypti é de cada morador de Itajaí”, ressaltou Osvaldo Gern.
Como exemplo, o secretário solicitou que os comerciantes verifiquem seus terrenos, os veículos ou peças que possuam nos pátios, e que os mantenham em locais cobertos. Ainda durante o encontro, os comerciantes apresentaram suas propostas e também abordaram situações da rotina que comprometem o andamento de suas atividades, com questões que envolvem a Famai, os Bombeiros e a Auto Pista Litoral. Todos, de acordo com o Secretário de Saúde, serão chamados para conversar. Um representante da Famai participou da reunião.
Entre janeiro e agosto deste ano, o município de Itajaí esteve em situação excepcional de emergência em saúde pública devido ao surto que evoluiu para epidemia de dengue. Atualmente, a cidade possui alto índice de infestação do mosquito transmissor da doença. O cenário é favorável para o surgimento de novo surto ou epidemia. No momento, Itajaí conta com 83 estabelecimentos comerciais dos ramos de borracharia, recauchutadora, auto-peça e ferro-velho em atividade.
--------------------------------
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde – Diretoria de Vigilância Epidemiológica
(47) 3249-5524