Saber como adotar medidas preventivas à dengue, evitar a proliferação de pragas urbanas como ratos e pombos e como agir em relação a animais peçonhentos (cobras, escorpiões, aranhas) ou qualquer outra espécie que possa transmitir doenças ao ser humano. Estas são as principais mensagens passadas pelos profissionais do Departamento de Educação em Saúde da Secretaria de Saúde em suas palestras e atividades educativas. Nesta semana, além de prosseguir com a ação na Marejada: Aventura pelos Mares do Mundo, a equipe também está presente na Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho (Sipat) de uma indústria do ramo têxtil localizada no bairro Itaipava. Ao todo, cerca de mil funcionários vão receber os conhecimentos, entre esta terça (10) e quinta-feira (12).
Além de palestras e da distribuição de materiais informativos e explicativos, atrações especiais chamam a atenção com a finalidade de repassar as orientações de forma prática. Uma delas é a caverna com simulação de habitat silvestre de escorpiões e morcegos. Há também, a caixa de busca ativa de escorpiões com lanternas ultravioleta, onde o visitante pode visualizar animais verdadeiros. E ainda, duas réplicas de residências, que reproduzem o modelo certo e o errado para que o morador faça o combate à dengue. Tudo acompanhado por profissionais do Núcleo de Controle de Zoonoses da Diretoria de Vigilância Sanitária/SMS.
O Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), com apoio dos agentes de endemias e demais profissionais da DVE, realiza, em média, 30 palestras mensais sobre o assunto, alcançando um público de pelo menos 300 pessoas em empresas, escolas públicas e privadas, igrejas, entidades organizadas, associações de bairro. O trabalho faz parte da rotina da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DVE) desde 2008. Para a próxima semana, por exemplo, já está confirmada uma palestra na Unidade local da Petrobras, onde, por videoconferência, todas as unidades da empresa no país vão receber as orientações sobre dengue e animais peçonhentos. “Apresentamos a biologia do vetor”, ressalta o técnico em enfermagem e um dos responsáveis pelo Departamento de Educação em Saúde do NCZ/DVE, Marcos Antônio Cordeiro.
Além de levar as informações e orientações a empresas, escolas e instituições, a ação também é desenvolvida em eventos do município. Somente este ano, o trabalho já foi realizado, entre outros, na ação Juntos Pelo Rio, na Semana do Meio Ambiente, na Itajaí Stopover da Volvo Ocean Race, na Caravana Siga Bem Caminhoneiro, na Festa Nacional do Colono e agora está na Marejada: Aventura pelos Mares do Mundo.
Os responsáveis pelas palestras, Marcos Antônio Cordeiro e Nara Silveira, explicam que, em muitos casos, eles lidam diretamente com as pragas durante a fase prática das palestras, quando os participantes aprendem a eliminar os criadouros. “Apesar da dengue ser o principal problema do município atualmente, nós não podemos deixar de dar atenção às pragas que também são responsáveis por outros tipos de doença”, ressalta Marcos.
A atividade é realizada mediante solicitação, respeitando a agenda de ações do NCZ. Para receber a orientação dos profissionais, basta entrar em contato com o Departamento de Educação em Saúde pelo telefone (47) 3249-5571 ou pelo e-mail: eduzoonoses@gmail.com.
_____________
Mais informações:
Secretaria Municipal de Saúde
Núcleo de Controle de Zoonoses
Telefone: (47) 3249-5571
www.saude.itajai.sc.gov.brhttp://www.saude.itajai.sc.gov.br