A Gerência de Imunização da Secretaria de Saúde de Itajaí informa que, atualmente, não há no município duas vacinas da rotina pediátrica: para a Hepatite A e tetraviral (que protege crianças contra sarampo, rubéola, caxumba e catapora). Por isso, a orientação às Unidades de Saúde é anotar nome das crianças para que elas sejam chamadas posteriormente, quando a situação do abastecimento dessas imunizações for normalizada no país, já que essa é uma atribuição do Ministério da Saúde. Porém, as demais vacinas do calendário básico estão sendo ofertadas.
A cidade também está com falta, desde abril de2015, da vacina DTPa infantil para crianças especiais. “Mas crianças estáveis devem ser avaliadas pelo médico assistente para indicação da vacina Penta e acima de quatro anos, da dTpa adulto”, esclarece a Gerente de Imunização, enfermeira epidemiologista Andrea Bittencourt.
Entenda o caso:
Em dezembro, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, emitiu a Nota Informativa nº 181 de 2015, onde informa a situação da distribuição de vacinas, feita todos os meses pelo Ministério da Saúde para estados e municípios de todo o país.
No comunicado, o Ministério explica que a falta das imunizações se dá por conta da indisponibilidade de estoque. Os motivos são problemas de abastecimento relacionados à produção mundial, indisponibilidade de fornecedores e questões burocráticas que envolvem o desembaraço alfandegário, uma vez que muitas vacinas ou as matérias-primas para a sua produção são importadas. A nota está disponível para download e visualização ao final desta página.
Andréa Bittencourt ressalta que, em caso de dúvida, as pessoas podem ligar na Gerência de Imunização para obter os devidos esclarecimentos. O telefone para contato é o (47) 3249-5567.
---------------------------------
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde | Gerência de Imunização
(47) 3249-5567