A Secretaria Municipal de Saúde promoverá nesta terça-feira (09), a partir das 13h30min, uma oficina sobre coleta de preventivo. O público alvo, formado pelos enfermeiros que atuam no Programa Saúde da Mulher, poderá aprimorar os conhecimentos referentes a técnica de coleta de preventivo e também a leitura dos exames. Os assuntos serão abordados pela ginecologista e obstetra Rosaura Rodrigues Drischel, da Rede Municipal de Saúde.
O exame preventivo, papanicolau ou citologia cervical são diferentes nomes para o mesmo exame. A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza este procedimento gratuitamente em todas as unidades, bastando apenas se dirigir até a unidade mais próxima para que seja feito o agendamento do exame.
A função principal do papanicolau é prevenir o câncer de colo de útero, uma das maiores causas de mortalidade feminina. O material coletado é enviado para análise em laboratório. As células retiradas do colo do útero são identificadas, verificando-se se estão dentro da normalidade ou se há alterações.
Essas alterações podem ter variadas causas, como doenças sexualmente transmissíveis (DST), HPV e tumores. Inflamações e infecções aumentam o risco de câncer de colo de útero, sendo importante o diagnóstico precoce para possibilitar um tratamento adequado. Outros exames, como a colposcopia, podem ser necessários para uma avaliação mais precisa, no caso de alterações.
O resultado do exame deve ser analisado pelo médico, que fará a relação com os sinais observados durante o exame clínico e, quando necessário, solicitará outros exames para confirmação do diagnóstico e definição do tratamento.