O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é prestado com duas ambulâncias. Uma é básica, com profissionais efetivos da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelos atendimentos mais simples. E outra, avançada. com funcionários do governo do estado que atendem, principalmente, paradas cardíacas e acidentes graves.
A equipe municipal contabilizou, em janeiro, 234 atendimentos, sete a mais que o mês de dezembro. Deste total de ocorrências, 54 casos foram identificados como mal estar, 22 eram dor torácica, 18 quedas (própria altura), 17 traumas ocasionados por acidentes, 13 casos de hipertensão, 13 surtos psicóticos, 13 pacientes em crise de hipertensão e oito trabalhos de parto.
Dentre os bairros com maior número de casos registrados, em primeiro está o São Vicente, com 56 ocorrências, Cordeiros com 53, Centro com 17 chamados, seguidos pelo São João, com 17 ocorrências, Cidade Nova com 15 e Fazenda e Dom Bosco com 12 atendimentos cada.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço de saúde desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde. A equipe municipal do Serviço é composta por 13 pessoas, sete técnicos de enfermagem formados em curso básico de APH 20 horas, e seis motoristas, todos formados em curso para socorristas e direção defensiva.