Para celebrar os 10 anos de fundação do Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cepics), o Município de Itajaí organizou um evento comemorativo nesta sexta-feira (29), na sede da unidade, no Centro. Na ocasião, o prefeito Volnei Morastoni solicitou a contratação de mais profissionais homeopatas, acupunturistas, nutrólogos e nutricionistas, para ampliar os atendimentos à comunidade. Ainda foi descerrada uma placa de homenagem ao aniversário de fundação do estabelecimento, que foi um dos pioneiros em Santa Catarina a oferecer recursos terapêuticos não-convencionais.
Durante a comemoração dos 10 anos, profissionais de saúde apresentaram à população as práticas integrativas oferecidas no Cepics gratuitamente: homeopatia, acupuntura, auriculoterapia, terapia comunitária e grupos terapêuticos de Do-in e Lian gong. Também foram oferecidas sessões de quick massagem e exibida uma mostra de plantas medicinais do projeto Farmácia Viva, que irá disponibilizar a fitoterapia nas unidades de saúde do município como tratamento alternativo. Os participantes ainda puderam levar para casa mudas de plantas e chás.
“Não poderíamos deixar passar em branco esse momento tão importante, que são os 10 anos da implantação das práticas integrativas e complementares em Itajaí. O município foi pioneiro no Estado ao implantar essas práticas e abrir concurso para os profissionais da área. Ao completar 10 anos da implantação, queremos reafirmar a importância desses recursos terapêuticos para a população e também ampliar os serviços, pois são alternativas de tratamento que tem alta resolutividade, baixo custo e alto teor de satisfação dos usuários”, ressaltou o prefeito Volnei Morastoni.
O secretário de Saúde de Itajaí, Celso Dellagiustina, destacou em seu discurso o pioneirismo de Itajaí na implantação das práticas integrativas e complementares no Estado, em 2008. “Se hoje há 191 municípios de Santa Catarina aplicando essas práticas foi graças a Itajaí e ao prefeito Volnei Morastoni, que vislumbrou a importância desses recursos para a saúde pública. Nesse ato reforçamos o compromisso de ampliar as práticas para nossa rede de atenção básica, tendo o Cepics como polo central”, afirmou o secretário.
O prefeito Volnei e a coordenadora do Cepics, Leslie Patrianova, que participou da fundação da unidade, receberam placas de homenagem durante o ato. Também foram plantadas mudas de árvores para simbolizar a renovação do espaço.
Novos projetos
Para difundir ainda as práticas integrativas no município, a Secretaria de Saúde de Itajaí tem incentivado os grupos de terapia comunitária nas unidades de saúde com a capacitação de mais profissionais. Outro projeto em andamento visa difundir a técnica de automassagem do Do-in na Atenção Básica. Profissionais das unidades de saúde São Vicente e Praia Brava já estão sendo capacitados para criar novos grupos terapêuticos em suas comunidades.
O projeto pioneiro que vai oferecer tratamento homeopático a dependentes químicos de crack e cocaína em Itajaí também já começou a sair do papel e deve ser implantado em agosto deste ano em cinco unidades de saúde. O tratamento vai auxiliar, inicialmente, 120 dependentes químicos na diminuição da “fissura” pelas drogas. O projeto é uma parceria entre Município, Conselho Federal de Farmácia, Univali e Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas.
Além disso, está em andamento o projeto "Farmácia Viva: plantas medicinais", que tem como objetivo a implantação da fitoterapia como prática no Sistema Único de Saúde (SUS) de Itajaí. Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Univali, está planejando a implantação de um horto medicinal, bem como a capacitação dos profissionais de saúde da rede municipal sobre o uso da fitoterapia.