Os profissionais das unidades básica de saúde de Itajaí participaram nesta terça-feira do I Encontro da Atenção Básica 2018. Com o objetivo de acolher e capacitar, mais de 500 funcionários que atuam na Atenção Básica e na Estratégia Saúde da Família participaram do evento, que ocorreu no auditório do Centreventos.
> Leia mais notícias sobre Saúde
Durante toda tarde, servidores puderam expor um pouco de seu trabalho e das dificuldades que encontram no dia a dia, além de destacar a importância de sua profissão para o bom desempenho da Estratégia Saúde da Família. Os professores da Univali, Dra. Rita de Cássia Gabrielli S. Lima e Dr. Marco Aurélio da Ros, também compartilharam experiências sobre os processos de trabalho da Atenção Básica com o público, que ao final pôde fazer questionamentos sobre os assuntos tratados.
“É lógico que temos que ter uma boa estrutura de saúde para poder prestar o atendimento, mas não conseguiremos obter os melhores resultados se não houver a humanização, o acolhimento dos profissionais e da comunidade”, afirmou o prefeito Volnei Morastoni durante o encontro.
O secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Roberto Duarte, também destacou que a humanização no serviço de saúde é um desafio diário e passa diretamente pelo bem-estar das equipes. “Não podemos nos esquecer dos nossos servidores, de ouvi-los e entender suas necessidades de forma integral. Isso é fundamental para que eles se sintam bem e trabalhem com qualidade”, comentou.
União para aprimorar os serviços
A intenção da Secretaria de Saúde é que sejam promovidos outros encontros, contemplando também profissionais que atuam no atendimento de urgências e emergências e na assistência especializada. Quem participou do encontro, ficou otimista com o debate proposto com os servidores.
“Ficamos otimistas com uma gestão que abre portas, que quer fazer parcerias com a universidade e com o Conselho Municipal de Saúde, que respeita os servidores e se propõe a organizar a partir da base uma proposta de melhoria”, relatou um dos palestrantes, o professor Dr. Marco Aurélio da Ros.
Para os servidores, a ação também contribui no aprimoramento dos processos de trabalho. “Trouxemos nossas necessidades para a gestão e reforçamos que estamos atendendo com todos esses desafios. O atendimento é feito e pode melhorar acredito que esse evento veio para contribuir com isso”, salienta a técnica de enfermagem da Unidade de Saúde Espinheiros, Francielle Dalla Rosa.
_______________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500