Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Itajaí é contemplada com 60 bolsistas na área da saúde

Iniciativa do Ministério da Saúde fortalece a formação dos profissionais de saúde e a assistência oferecida pelo SUS
Data de inclusão: 03/12/2018 16:25

A Secretaria de Saúde de Itajaí, em parceria com a Univali, foi contemplada com 60 bolsistas do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade 2018-2019), do Ministério da Saúde. O projeto já inicia neste mês de dezembro com o planejamento das ações para 2019.

> Leia mais notícias sobre Saúde

O PET-Saúde/Interprofissionalidade é uma iniciativa integrada entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. O programa incentiva a continuidade da promoção de iniciativas de integração de ensino-serviço-comunidade, envolvendo profissionais de saúde, docentes e estudantes de graduação para o desenvolvimento de atividades na rede de serviços de saúde.

Desde 2005, quando o Programa de Educação para o Trabalho foi implantado em Itajaí, a cidade e a Univali se destacam no cenário nacional e internacional pela qualidade das propostas apresentadas e desenvolvidas. Neste ano, o município foi uma das oito cidades catarinenses que tiveram propostas aprovadas pelo Ministério da Saúde para desenvolver o PET-Saúde.

Aproximadamente 200 instituições de todo o país submeteram propostas para o programa. Foram selecionados 120 projetos para serem desenvolvidos nos próximos dois anos.

“Pouquíssimas cidades de Santa Catarina foram contempladas com um número tão expressivo de grupos tutoriais como os de Itajaí. Ao todo, teremos 60 bolsistas no projeto, sendo 10 professores, 20 profissionais da rede municipal de saúde e da Univali e 30 estudantes dos cursos da saúde”, explica a coordenadora do projeto e enfermeira supervisora da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Itajaí, Ana Paola Bonatti Duarte de Medeiros.

A profissional esteve nos dias 26 e 27 de novembro na primeira oficina com os coordenadores do projeto, em Brasília. Durante o evento, Ana Paola enfatizou o reconhecimento do trabalho em equipe e das práticas colaborativas que contribuem para melhorar o acesso à qualidade da atenção da saúde e à satisfação no trabalho dos profissionais, tornando mais efetivo e resolutivo o atendimento às necessidades de saúde dos usuários.

“O contato com os coordenadores dos diversos estados brasileiros e as pautas do evento com referências nacionais e internacionais trouxeram a reflexão de que o município de Itajaí se desponta e tem aprimorado as práticas de saúde, norteadas pela abordagem interprofissional”, ressalta a enfermeira.

A lista de bolsistas preceptores selecionados para o programa pode ser conferida no final da página.

_______________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500 

Imagens relacionadas

Itajaí é contemplada com 60 bolsistas na área da saúde
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2025- Município de Itajaí