Enfermeiros e coordenadores de unidades de saúde receberam uma capacitação sobre tuberculose. O treinamento ocorreu entre os dias 20 e 28 de fevereiro e foi ministrado pela equipe do Programa de Tuberculose do Centro de Referência de Doenças Infecciosas de Itajaí (Ceredi). O objetivo foi fortalecer a rede e organizar a demanda recebida pela Atenção Básica.
> Leia mais notícias sobre Saúde
No evento, os servidores receberam orientações sobre o tratamento diretamente observado dos pacientes com tuberculose ativa e sobre a avaliação adequada dos contatos dessas pessoas. Também foram repassadas orientações aos profissionais sobre o diagnóstico, prevenção e tratamento da tuberculose.
“O objetivo do treinamento foi unir o Centro de Referência com as unidades básicas de saúde para mostrar a importância do tratamento correto e da avaliação de todas as pessoas que os pacientes com tuberculose ativa tiveram contato. Essas medidas são fundamentais para o sucesso do tratamento e cura da doença”, explica a coordenadora do Ceredi, Ana Regina.
Nova capacitação prevista
Uma nova capacitação sobre tuberculose está prevista para dia 22 de março, das 13h30 às 17h. O evento é destinado a médicos, enfermeiros e outros servidores interessados no assunto. O treinamento será ministrado pelos médicos Cleyton Gregory Silva e Gilberto Ramos Sandin, e pela enfermeira da Gerência de Vigilância em Saúde, Jacqueline Koch.
O objetivo do curso será sensibilizar e capacitar os profissionais de saúde frente às dificuldades encontradas no diagnóstico precoce da tuberculose na Atenção Básica, bem como a identificação e avaliação dos contatos. Também será abordado o panorama da doença no Brasil e em Santa Catarina.
As inscrições podem ser feitas pelo link: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=45713.
_____________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500