Profissionais de saúde, farmacêuticos, acadêmicos e comunidade participaram de uma formação em Gestão da Assistência Farmacêutica. O evento teve como objetivo debater a construção da Política Municipal de Assistência Farmacêutica de Itajaí. A ação foi promovida na semana passada pelo Projeto Pró-PET Saúde, da Secretaria de Saúde de Itajaí em parceria com a Univali.
> Leia mais notícias sobre Saúde
A abertura da formação ocorreu na quinta-feira (28) e contou com palestra da Chefe do Departamento de Assistência Farmacêutica do Paraná, Deise Pontarolli, que abordou a experiência positiva do estado vizinho na estruturação da assistência farmacêutica. O encontro ocorreu no auditório da Prefeitura de Itajaí.
“A palestra contribuiu para reflexão sobre qual a assistência farmacêutica queremos para nosso município e apontou possibilidades de parcerias com a Diretoria de Assistência Farmacêutica do Estado”, comenta Elizangela de Paula Bombana dos Santos Chab, gerente de Assistência Farmacêutica do município.
Na sexta-feira (29), o grupo continuou os debates sobre o assunto no auditório da Biblioteca Pública de Itajaí. A oficina foi coordenada pela gerente Elizangela Chab e pela professora do curso de Farmácia da Univali e representante do projeto Pró-PET Saúde, Noemia Liege Bernardo.
Após as discussões, foram propostas diretrizes para organização da Assistência Farmacêutica no município, com o objetivo de garantir o acesso aos medicamentos essenciais, pactuados na Relação Municipal de Medicamentos (REMUME), o seu uso racional e a ampliação dos serviços farmacêuticos. Na oficina também foi definido um grupo de trabalho para elaborar o relatório das discussões, que irá embasar as próximas reuniões e o texto final da política.
“Esta discussão com servidores, acadêmicos e sociedade foi muito importante e também servirá como subsídio para a reestruturação da Assistência Farmacêutica de Itajaí, processo que está em andamento na atual gestão do município”, completa Elizangela.