Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Município de Itajaí atualiza número de casos suspeitos de coronavírus

Nenhum caso confirmado foi registrado até esta terça-feira (17)
Data de inclusão: 17/03/2020 16:45

O número de casos suspeitos de coronavírus (COVID-19) em Itajaí subiu para 43 nesta terça-feira (17). Destes casos, 10 já foram descartados e outros 33 aguardam resultado do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Santa Catarina. Ao todo, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde monitora em domicílio 178 pessoas que viajaram para o exterior, sejam elas assintomáticas ou sintomáticas à doença. Nenhum caso confirmado de coronavírus foi registrado em Itajaí até o momento.

> Leia mais notícias sobre o Coronavírus em Itajaí

Dos 33 casos suspeitos que aguardam confirmação, todos os pacientes viajaram para o exterior, 32 pessoas estão em domicílio sendo monitoradas e um paciente está internado no Hospital Marieta, estável.

Em função do grande número de pessoas que têm procurado as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do município, a Secretaria de Saúde reforça as orientações sobre a doença e pede a colaboração da população para não sobrecarregar o sistema de saúde. Pacientes que tiverem sintomas leves de gripe, como coriza, febre baixa e tosse seca, devem se recuperar em casa. Não há necessidade de buscar uma unidade de saúde.

“Pessoas com quadro leves de gripe, principalmente aquelas mais suscetíveis como idosos e doentes crônicos, devem se recuperar em casa e evitar contato com outras pessoas. Só vá a uma unidade de saúde se os sintomas se agravarem. E não transite por vários serviços de saúde, pois se você estiver contaminado vai transmitir para outras pessoas. Evitar ou reduzir o contato social é a melhor opção neste momento”, argumenta o médico infectologista do município, Raphael Alexandre de Paiva Bertacchini.

Já se o quadro apresentar tosse e febre até 38,5° persistente, a recomendação da Vigilância Epidemiológica é que o morador ligue para o postinho do seu bairro (confira a lista de telefones aqui) e siga as orientações que forem repassadas, indo até a Unidade Básica de Saúde se houver a recomendação dos profissionais que lhe atenderam.

Em casos graves quando, além de tosse e febre alta persistente, a pessoa tem muita falta de ar ou dificuldade para respirar, a recomendação é buscar o serviço de urgência e emergência para atendimento, como as UPAs do CIS e do Cordeiros ou o Pronto Socorro dos hospitais Marieta e Pequeno Anjo.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que pessoas que tenham viajado para locais com transmissão do vírus ou tido contato com pessoas com suspeita da doença devem comunicar a situação à Vigilância Epidemiológica pelo telefone (47) 3249-5546 ou Whatsapp (47) 98839-0338. A recomendação do Governo Estadual é que todos os viajantes devem ficar isolados em casa por sete dias, mesmo que não apresentem sintomas.

Imagens relacionadas

Município de Itajaí atualiza número de casos suspeitos de coronavírus
Município de Itajaí atualiza número de casos suspeitos de coronavírus
Município de Itajaí atualiza número de casos suspeitos de coronavírus
Município de Itajaí atualiza número de casos suspeitos de coronavírus
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2025- Município de Itajaí