Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Município reforça ações preventivas no Dia Mundial de Luta contra AIDS

Neste ano, mais de 90% dos pacientes de Itajaí em tratamento estão com carga viral indetectável
Data de inclusão: 30/11/2020 18:38

Mais de 90% dos pacientes em tratamento contra HIV/AIDS em Itajaí têm carga viral indetectável, ou seja, não transmitem o vírus e mantém uma vida saudável. Os dados são do Centro de Referência de Doenças Infecciosas (Ceredi), que realiza o acompanhamento dos pacientes na cidade. Ao todo, há 2.688 pessoas realizando tratamento na unidade, sendo que 2.459 são indetectáveis. Nesta terça-feira (1º) em que é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra AIDS, a Secretaria de Saúde reforça as ações de prevenção nas unidades de saúde em alusão à campanha Dezembro Vermelho.

Durante o mês, as unidades básicas abordarão o tema por meio de campanhas de conscientização com pacientes e empresas, oferta de testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis e hepatites B e C, entre outras ações. A intenção é sensibilizar a população sobre a importância do cuidado preventivo e do tratamento.

“Neste ano, o município atingiu parcialmente meta proposta pela Unaids. Isso significa que temos 90% dos moradores diagnosticados com HIV/AIDS em tratamento e 90% com supressão viral, ou seja, indetectáveis. Sabemos que é muito difícil diagnosticar todas as pessoas que têm o vírus, mas através de capacitações com profissionais de saúde, aumento da testagem da população e ações de educação em saúde conseguimos um resultado positivo”, explica a enfermeira do programa de IST/AIDS/HV da Vigilância Epidemiológica, Jacqueline Koch.

Ela reforça que mesmo com a pandemia de coronavírus, os pacientes continuaram recebendo acompanhamento, realizando exames e retirando a medicação adequadamente.

Casos de HIV/AIDS em 2020

Em 2020, o Município registrou 111 casos de HIV/AIDS, uma redução de 48,8% em relação ao ano passado quando foram diagnosticados 217 casos. Dos casos registrados neste ano, 74 contraíram o HIV e 37 já manifestaram a AIDS. O público mais afetado pela doença são homens heterossexuais. A faixa etária mais atingida é a dos 20 a 39 anos. A cidade também registrou neste ano uma redução de 10,5% nos casos de óbitos por HIV/AIDS em relação a 2019.

Prevenção Combinada

Além das ações de conscientização e testagem para a população, a Vigilância Epidemiológica está promovendo desde o mês de outubro uma capacitação para agentes comunitários, médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde sobre prevenção combinada. O objetivo é apresentar aos servidores as novas combinações de prevenção do HIV/AIDS para ampliar o acesso da população às medidas disponíveis, que deixaram de se restringir ao uso do preservativo.

A Prevenção Combinada prevê a disponibilização, além dos preservativos (masculino e feminino), testagem rápida do HIV, sífilis e hepatites virais, Profilaxias Pré e Pós Exposição ao HIV (PrEP e PEP), terapia antirretroviral e a informação de que uma pessoa que vive com HIV não transmite o vírus por via sexual enquanto estiver sob tratamento adequado.

“A combinação dessas intervenções visa reduzir a falta de adesão aos métodos de prevenção clássicos ao ofertar outras medidas. Além disso, objetiva identificar precocemente o estado sorológico do paciente para iniciar o tratamento antirretroviral de modo oportuno, como forma de prevenir novos casos e melhorar a qualidade de vida das pessoas que já vivem com HIV/AIDS”, ressalta a psicóloga do Programa de IST/AIDS/HV de Itajaí, Micaela Silveira.

Além da capacitação presencial, médicos e enfermeiros da rede municipal poderão participar de uma qualificação online sobre a Prevenção Combinada. O evento será no dia 8 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (47) 3249-5566. 

Imagens relacionadas

Município reforça ações preventivas no Dia Mundial de Luta contra AIDS
Município reforça ações preventivas no Dia Mundial de Luta contra AIDS
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2025- Município de Itajaí