Representantes do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) permanecem em Itajaí até o dia 11 de julho. O objetivo dos profissionais é avaliar a qualidade das 32 Equipes de Saúde da Família existentes em nosso município, bem como de nove Unidades Básicas de Saúde, que participarão do primeiro Censo Nacional de Saúde.
O PMAQ-AB incentiva a ampliação e a melhoria da qualidade dos serviços prestados na atenção básica de saúde, bem como avalia os resultados e avanços obtidos com as ações da Estratégia Saúde da Família.
Somente em Santa Catarina, serão avaliadas 1082 equipes de Saúde da Família e, para isso, cerca de seis mil pessoas serão entrevistadas, incluindo coordenadores das equipes, trabalhadores das unidades de saúde e usuários da Atenção Básica. Ao mesmo tempo estará sendo realizado o Primeiro Censo Nacional de Saúde em todas as 1.759 Unidades Básicas de Saúde.
“A Atenção Básica é a porta de entrada do paciente”, afirma o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Sérgio Liberato. “É dentro da Unidade de Saúde que é iniciado o trabalho de prevenção ou tratamento de doenças e, com um bom acolhimento, desafogamos as emergências dos nossos hospitais”, esclarece.
Segundo o Ministério da Saúde, o PMAQ está organizado em quatro fases que se complementam formando um ciclo contínuo de melhoria do acesso e da qualidade: Adesão e Contratualização, Desenvolvimento, Avaliação Externa e Recontratualização.
A primeira fase, já completada em Itajaí, consiste na adesão ao programa mediante a contratualização de compromissos e indicadores a serem firmados entre as equipes de Atenção Básica com os gestores municipais e com o Ministério da Saúde, em um processo envolvendo pactuação local, regional, estadual e a participação do controle social.
As equipes avaliadas serão comparadas nacionalmente. E seu desempenho irá determinar o aumento do valor de incentivo financeiro federal para equipes de Saúde da Família, podendo até dobrar de valor.
A coordenadora de Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Estado da Saúde, Mirvaine Panizzi, destaca que o PMAQ está trazendo resultados extremamente positivos. “Colocamos em discussão o processo de trabalho das equipes, fortalecendo a educação permanente e a qualidade da atenção em saúde ofertada aos usuários, bem como os processos de monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas”, finaliza.
Confira o cronograma de visitas:
Segunda-feira (09/07):
Unidade de Saúde Votorantim
Policlínica Jardim Esperança
Policlínica Costa Cavalcante
Unidade de Saúde Dom Bosco
Unidade de Saúde Salseiros
Unidade de Saúde Espinheiros
Terça-feira (10/07):
Unidade de Saúde da Murta
Unidade de Saúde Rio Bonito
Unidade de Saúde Univali – Nossa Senhora das Graças
Policlínica São Vicente
Unidade de Saúde Bambuzal
Quarta-feira (11/07)
Unidade de Saúde Imaruí
Policlínica da Itaipaca
Unidade de Saúde Brilhante
Unidade de Saúde Canhanduba
Unidade de Saúde São Vicente – CAIC
Unidade de Saúde Limoeiro
Policlínica Cordeiros