Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Município de Itajaí realiza capacitação sobre Feridas Complexas

Evento aconteceu no auditório da Univali, entre os dias 26 e 27 de abril
Data de inclusão: 28/04/2023 17:16

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o segundo evento de capacitação profissional sobre o tema Feridas Complexas. A qualificação foi destinada aos profissionais da Rede Municipal de Saúde. O principal objetivo da ação é aprimorar os conhecimentos e o apoio assistencial por meio da teleconsultoria. O evento aconteceu nos dias 26 e 27 de abril, no auditório da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Ao todo, 296 participantes foram divididos em quatro grupos durante os dois dias de capacitação. A palestra foi conduzida pelo Dr. Marcos Aurélio Maeyama, que abordou a integração do Programa Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde, com o serviço de Feridas Complexas no Município de Itajaí.

Os atendimentos devem iniciar em junho de 2023 e o ambulatório deve fortalecer as equipes de Atenção Básica na tomada de decisão clínica, encaminhamento à especialidade, apoio aos diagnósticos e manejo da lesão dos portadores de Feridas Complexas e Queimados. O programa funcionará através dos teleconsultores do município.

Os participantes ainda receberam capacitação sobre o Manejo de Feridas, com a enfermeira estomaterapeuta Daniela Mafiollete Floriano. Ela ainda abordou no treinamento os métodos e produtos para limpeza, tipos de desbridamento, indicação e avaliação da troca das coberturas primárias e secundárias.

Sobre o Ambulatório de Feridas Complexas

Outro serviço divulgado no evento foi o Ambulatório de Feridas Complexas Itajaí (AFC). Sediado no Centro Médico de Referências São Judas desde 2015, possui equipe técnica especializada e habilitada na atuação do manejo das mais variadas e complexas lesões agudas, crônicas e/ou que não cicatrizam. Assim como o tratamento das lesões em processo de terapias avançadas.

O AFC agrega na resolubilidade e agilidade ao acesso de atendimento especializado. O principal intuito é reconstruir as camadas da pele com a redução do período de cicatrização. Atualmente, coordenam o ambulatório a enfermeira Dhielle de Souza e a médica Sandra Mara Nadal.

“Essa parceria entre o Ambulatório Feridas Complexas (AFC), Unidades Básicas de Saúde, Atenção Primária à Saúde e hospitais do município implica na otimização dos recursos disponíveis, além da melhoria dos custos e fluxos, proporcionando a desospitalização e a relação custo-eficácia. Em breve, teremos novos projetos com mais amplitude e melhorias”, afirma a médica responsável pelo AFC, Sandra Nadal.

Como funciona o tratamento de Feridas Complexas

O tratamento de feridas complexas é realizado através das ações de controle e prevenção de recidivas, associado a específicos procedimentos, técnicas terapêuticas e diagnósticos. O procedimento possui escolha de materiais, coberturas, equipamentos de tecnologia avançada e integração das Terapias Complementares. Além da conscientização sobre as medidas higieno-dietéticas e com o apoio e disponibilidade da equipe multi e interdisciplinar.

A consultoria médica e de enfermagem do ambulatório preza pelo acolhimento do indivíduo como um todo e não somente a ferida. “O plano personalizado é centrado no portador de lesão complexa e auxilia na redução do tempo de cicatrização e na redução de trocas de curativos primários”, comenta a enfermeira responsável pelo AFC, Dhielle de Souza. 

Imagens relacionadas

Município de Itajaí realiza capacitação sobre Feridas Complexas
Município de Itajaí realiza capacitação sobre Feridas Complexas
Município de Itajaí realiza capacitação sobre Feridas Complexas
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2025- Município de Itajaí