O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde e Diretoria de Vigilância Epidemiológica, divulga o boletim epidemiológico sobre a situação do Atendimento Antirrábico Humano (AARH). O informe registra os casos de agressão/mordedura de animais a humanos em Itajaí: foram 924 notificações entre 01 de janeiro e 31 de agosto deste ano. A divulgação é feita em alusão ao Dia Mundial contra a Raiva, celebrado nesta quinta-feira (28). O boletim completo está anexo no fim desta página.
O Atendimento Antirrábico Humano é realizado em pacientes que foram mordidos por animais e que podem desenvolver a raiva. Ao todo, das 924 notificações recebidas e investigadas pela Gerência de Zoonoses no período, 860 são de pacientes residentes de Itajaí. Enquanto 64 casos são de pacientes de outros municípios que receberam o primeiro atendimento em Itajaí.
Em relação à espécie do animal agressor, o boletim apontou que 09 em cada 10 casos foram causados por cachorros, seguido por gatos, morcegos (considerado o agressor mais grave) e outros animais potencialmente transmissores da doença. Toda agressão sofrida por animal mamífero potencialmente transmissor do vírus da raiva é de notificação obrigatória.
“Santa Catarina é considerada uma área controlada para raiva no ciclo urbano por não apresentar circulação do vírus rábico em cães e gatos há mais de 20 anos. As ações que realizamos nesta semana têm o objetivo de conscientizar a população para que fique atenta a essa doença e tome os cuidados necessários”, destaca a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Gisele Braga Rocha.
Recomendações
Para evitar a doença, a Secretaria Municipal de Saúde informa que é contra indicado o contato com animais estranhos, feridos e doentes. Além disso, recomenda-se evitar perturbar animais que estejam comendo, bebendo ou dormindo, bem como separar animais que estejam brigando. Também é recomendado que o cidadão evite o contato com saliva de animais doentes, através de mordeduras, arranhões ou lambeduras. A Secretaria ainda orientar a não criar animais silvestres ou tirá-los do seu habitat natural.
Em caso de agressões por animais, o cidadão deve procurar o serviço de saúde mais próximo o mais breve possível. Também é indicada a vacinação anual dos animais de estimação contra a raiva. Caso o animal agrida uma pessoa, ele deve ser mantido em observação. É importante que cada cidadão informe o comportamento anormal de animais, sejam eles agressores ou não, e notifique à Gerência de Controle de Zoonoses sobre a existência de morcegos de qualquer espécie em horários e locais não habituais. O telefone de contato é (47) 3249-5571.
Programação em alusão ao Dia Mundial contra a Raiva
Neste sábado (30), a Secretaria de Saúde de Itajaí realiza uma programação em alusão ao Dia Mundial contra a Raiva. Será montada uma estrutura lúdica no Parcão da avenida Beira-Rio para fornecer orientações sobre a prevenção de mordedura e contenção para morcegos. O espaço também contará com a presença da Guarda Ambiental e haverá uma área kids. O evento acontece das 9h às 16h30 e é aberto à população.
Em caso de chuva, o evento será cancelado.