A Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, promove nesta quarta-feira (24) uma capacitação sobre violência doméstica em crianças e adolescentes. O encontro tem início marcado para as 14 horas e ocorre no Auditório da Prefeitura. O público-alvo, formado por médicos e enfermeiros da Rede Municipal de saúde, será habilitado para atuar no enfrentamento da violência doméstica, identificando e acompanhando os casos.
“Sabemos que trabalhar com casos de violência doméstica contra crianças e adolescentes não é uma tarefa fácil, uma vez que os profissionais envolvidos com este fenômeno podem se defrontar com situações complicadas, por manterem estreito vínculo com as comunidades inseridas em cenários propícios a esse fenômeno e expostas a risco social, por isso a ideia de promover esta capacitação”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Liberato.
A violência contra crianças e adolescentes sempre esteve presente na história da humanidade e é atualmente considerada um grave problema de saúde pública no Brasil, constituindo a principal causa de morte a partir dos cinco anos de idade. Ela se expressa na forma de maus-tratos físicos, psicológicos, sexuais, econômicos ou patrimoniais, abandono e negligência, causando danos ainda pouco dimensionados.
Esta proposta de capacitação foi desenvolvida com o objetivo de identificar a percepção dos profissionais e futuros profissionais que atuam ou atuarão em suas práticas diárias com famílias em situação de risco ou os grupos mais vulneráveis propriamente ditos (crianças, adolescentes e mulheres) sobre a suspeição, diagnóstico, enfrentamento, prevenção do fenômeno e ainda sobre o processo de atendimento e abordagem às vítimas, tentando com isso romper o muro do silêncio que envolve as famílias em situação de risco.
O curso será ministrado por Ayrton Margarido, médico e professor universitário, mestre em saúde e gestão do trabalho pela Univali, pós-graduado em pediatria e medicina da família e comunitária. Ayrton também é especialista em Violência Doméstica Contra a Criança e o Adolescente pelo Laboratório de Estudos da Criança (Lacri), da Universidade de São Paulo (USP) e em Criminologia pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), de São Paulo.
Como docente, Ayrton Margarido desenvolveu trabalhos na graduação dos cursos de medicina da Faculdade de Medicina de Marília (Fanema)-SP, Pontifícia Universidade Católica (PUC)-PR, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e na pós-graduação da Universidade Nove de Julho (Uninove) – SP e do IBPEX – PR. Atualmente é professor da graduação do curso de medicina da Universidade São Camilo, de São Paulo.