Preocupada com os indicadores de pesquisas que apontam que os homens morrem mais cedo do que as mulheres, a Secretaria Municipal de Saúde realiza o curso de sensibilização dos gestores públicos e trabalhadores do SUS para a saúde do homem. Quarenta profissionais de saúde vindos dos 10 municípios que compõem a microrregião da AMFRI participam do curso realizado na Univali. A iniciativa atende, também, a uma política pública implantada pelo Ministério da Saúde em 2008.
O curso semanal sobre saúde do homem vai até 14 de agosto, terça-feira, e soma carga horária de 60 horas. As aulas acontecem no bloco 27, sala 203, no campus da Univali de Itajaí, a partir das 8 horas da manhã. O público formado por gestores, enfermeiros, médicos dos municípios da AMFRI se reúne na instituição desde o mês passado para discutir os serviços de saúde que atendem a população masculina.
“O curso está nos preparando para buscar estratégias de saúde pública para o homem”, afirma Débora Colares, enfermeira coordenadora de unidade de saúde e participante do curso. As aulas buscam formas de ampliar a percepção da população masculina em relação ao cuidado com sua saúde e a saúde de sua família.
As discussões em aula abordam os temas de saúde e segurança no trabalho, o comportamento masculino e as diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral ao Homem. Patologias relacionadas à saúde de homem como doenças cardiovasculares, diabetes, obesidades, câncer de próstata, alcoolismo, DST e Aids também são estudados.
O grupo de professores do curso é formado por enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde que atuam na rede pública e professoras da Univali. São elas: Marina Uriarte Francisco Schauffert (coordenadora), Ismênia Fiúza de Carvalho, Kelly Aparecida Fritzen, Maria Denise Mezadri e Gladys Brodrsen.
Ao término dos trabalhos, os profissionais receberão certificação e estuda-se a implantação de Centro de Referência à Saúde do Homem no município de Itajaí.
____________________
Mais informações:
Secretaria de Saúde em 3249-5524.