Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Surto de cinomose no Canil Municipal

Cães infectados transmitiram a doença para outros animais
Data de inclusão: 29/11/2012 17:34

A Secretaria Municipal de Saúde informa que um surto de cinomose foi detectado no Canil Municipal, administrado pelo Núcleo de Controle de Zoonoses. Estima-se que 22 cães já infectados foram recolhidos das ruas da cidade nas últimas semanas.

Segundo o veterinário responsável pelo Núcleo, Denílson Vargas, “houve tentativa de salvar a vida destes animais que foram abandonados por seus donos e mereciam um novo lar, mas infelizmente a doença estava em um grau muito avançado e os remédios não deram conta, sendo inevitável a eutanásia, até para que a vida dos outros animais sadios fosse preservada”.

No total, 72 animais nitidamente doentes e sem chance de recuperação foram sacrificados e 33 deles eram filhotes, sem idade para serem vacinados, o que facilitou a infecção. Todas as baias do Canil foram higienizadas, como forma de prevenir que mais animais sejam infectados pela doença.

Atualmente, o Canil Municipal abriga 260 animais que foram abandonados ou fugiram de seus donos. Eles foram recolhidos das ruas em estado de vulnerabilidade, a exemplo de cadelas prenhas, filhotes ou atropelados. Todos estão sendo monitorados por profissionais do Canil Municipal.

Imagens relacionadas

Surto de cinomose no Canil Municipal
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2025- Município de Itajaí