O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado no dia 26 de abril, visa alertar a população a respeito dos perigos causados pela hipertensão arterial. A Secretaria Municipal de Saúde promoverá ações simultâneas em diversas unidades. Todas focadas na prevenção e controle da hipertensão arterial, orientações aos pacientes e entrega de material informativo.
A Hipertensão Arterial por não ter sintomas, é considerada “uma inimiga silenciosa”, quanto mais precocemente for detectada, maiores serão as chances de tratamento e assim evitar as complicações da doença.
No Brasil, a sua incidência passou de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010, sendo o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV), com destaque para o AVC e o infarto do miocárdio, as duas maiores causas isoladas de mortes no País.
O aumento se deve ao maior acesso da população ao diagnóstico na atenção primária de saúde. E as mulheres procuram mais o diagnóstico na atenção básica, daí uma prevalência mais significativa entre elas.
Embora tenha caráter hereditário-familiar, a hipertensão arterial pode ser evitada, ou pelo menos atenuada, dependendo do estilo de vida que se leva. São hábitos saudáveis, que previnem a elevação da pressão arterial: Evitar o uso excessivo de sal; Alimentar-se basicamente de legumes, verduras, frutas, carnes magras e pouca gordura, que além de evitarem o excesso de peso (fator predisponente), ainda mantém as paredes das artérias livres, sem depósitos de placas de colesterol.
Dois outros fatores que aumentam a pressão, mas não são habitualmente mencionados são o excesso de carboidrato refinado na alimentação e a bebida alcoólica. Os carboidratos funcionam de modo deletério na pressão arterial através da produção excessiva de insulina. Sabe-se que a insulina é hipertensiva. Já o álcool tem ação direta como fator hipertensivo.
A prática de exercícios físicos rotineiros (caminhada) previnem e atenuam uma pressão alta já estabelecida. Deixar de lado o fumo, pois a nicotina é considerada, na atualidade, a primeira droga a induzir a um aumento de pressão arterial, promovendo contração da parede das artérias. As duas fórmulas consideradas de maior importância no tratamento da pressão alta são: exercícios físicos e perda de peso no caso de excesso.
Terão programação diferenciada as seguintes unidades de saúde e policlínicas:
UPA 24 horas
Endereço: R Enedina d’Ávila Ferreira s/nº, Cordeiros
Policlínica Costa Cavalcante
Endereço: R Espírito Santo s/nº, Costa Cavalcante
Policlínica de Itaipava – Fernando Wippel -
Endereço: Estrada geral de Itaipava s/nº - Itaipava
Policlínica do Promorar II – Eviásio Victorino.
Endereço: Av. Ministro Luiz Galloti, s/nº - Promorar II
Policlínica São João
Endereço: Pedro Rangel, ao lado da igreja – São João
Policlínica São Vicente
Endereço: Comandante Germano Rauert nº. 157 – São Vicente
Policlínica do Rio Bonito – Bernardino Miguel Peirão
Endereço: R Nilson Edson dos Santos s/ nº. - Rio Bonito
Unidade de Saúde Bambuzal – Rotariano Agenor Krobel
Endereço: R São Joaquim s/ nº. Bambuzal
Unidade Saúde Brilhante - Leopoldo Fischer –
Endereço: Estrada Geral do Brilhante, s/nº - Brilhante
Unidade Saúde Limoeiro – Ignácio Theodoro Pereira
Endereço: Estrada geral de Brusque s/nº (ao lado do NDI Antônio Melo Limoeiro)
Unidade Saúde Salseiros
Endereço: R César Augusto Dalçoquio s/nº - Salseiros
Unidade Saúde Votorantim
Endereço: Nestor dos Santos, s/nº - Votorantim
Unidade de Saúde Canhanduba – Manoel Amândio Vicente
Endereço: R Estrada Geral da Canhanduba s/nº, Canhanduba
DDA – Distrito Docente Assistencial
Endereço: R Uruguai, 458, bloco 29, Univali – Centro.
MAIS INFORMAÇÕES:
www.eusou12por8.com.br