As precauções universais de biossegurança são medidas adotadas pelos profissionais da saúde envolvidos na assistência aos pacientes, independente da doença diagnosticada. Seguir tais medidas é imprescindível para que o profissional não seja infectado ou sirva de fonte de contaminação de doenças como hepatite B e C, AIDS, sífilis, doença de chagas, influenza, além de tuberculose e outras patologias respiratórias.
E é focando na capacitação de seus colaboradores que a Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais, promove uma tarde de orientações e debates relacionados à biossegurança. O encontro ocorre nesta sexta-feira (10), das 13h30 às 17h30, no auditório da Prefeitura.
“Quando a Secretaria organiza uma capacitação, o objetivo é contribui para consolidar a qualidade prestada aos usuários que procuram as unidades de saúde”, esclarece a enfermeira responsável pelo Programa DST/AIDS e Hepatites Virais.
Segundo a enfermeira, este aprendizado oferecido contribui com o desenvolvimento dos profissionais de saúde para desempenharem suas atividades com segurança e dinamismo.
Os conteúdos serão apresentados pelas enfermeiras Lenice Slomp Tartarotti, graduada em enfermagem e obstetrícia – UCS e pós-graduada em saúde pública, administração hospitalar e administração estratégica de serviços; e Margarita Dina Acoria de Araya, especialista em C.C. e centro de materiais e esterilização pela SOBECC, pós-graduada em formação de docentes para o ensino superior e pós-graduação em infecção hospitalar, assessora técnica com ênfase em esterilização, reprocessamento de produtos médicos e esterilização em óxido de etileno.
A biossegurança dispõe um conjunto de medidas voltadas para prevenção, minimizando ou eliminando os riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde do meio ambiente, do usuário do sistema único de saúde, do trabalhador de saúde, por meio de acidente de trabalho, e da qualidade do serviço prestado.
Confira o conteúdo programático:
1. Aspectos Gerais
Conceitos básicos em: Microbiologia, Biossegurança e Controle de Infecção.
2. Limpeza das mãos
1. Objetivo;
2. Histórico;
3. Conceitos básicos;
4. Lavagem das mãos:
4.1. Conceito;
4.2. Morfologia;
4.3. Microbiota;
4.4. Resistência dos microorganismos
4. Gerenciamento de resíduos
Medidas Gerais de Prevenção e Controle de infecção; Prevenção de Infecções em Profissionais de Saúde; Equipamento de Proteção Individual; Precaução Padrão; Saúde e Segurança do Trabalhador/Ergonomia e Acidente de Trabalho
Tipos e Classes de Risco: Comuns e Outros Materiais
5. Treinamento para limpeza dos materiais
5.1. Organização e processos:
a. Limpeza do ambiente;
b. Seleção e preparo; Visualização dos materiais;
c. Limpeza dos Materiais: Classificação dos artigos: insumos de limpeza, como limpar os materiais: embalagem e selagem; tipos de embalagem: armazenagem;
5.2. Esterilização: Autoclave Vapor Saturado Sob Pressão
5.3. Métodos de monitoramento da Esterilização: Físico; Químico e Biológico
5.4 RDC 15
Informações pelo telefone: 3249-5509.