O Dia Mundial Sem Tabaco foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de destacar os riscos de saúde associados ao uso de cigarro, além de defender políticas eficazes para reduzir seu consumo. E é neste sentido que a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Tabagismo, terá nesta quarta-feira (29), uma tenda na Rua Hercílio Luz, ao lado do banco Bradesco.
A partir das 08h30, os profissionais que atuam no programa, a exemplo do médico pneumologista, enfermeiros e nutricionista, irão abordar as pessoas e, os que se declararem fumantes, serão incentivados a largar o vício. O tema deste ano é a proibição de publicidade ao tabaco, promoção e patrocínio.
“Queremos informar a população sobre nossos grupos de tabagismo, desenvolvidos nas unidades de saúde e também sobre os tratamentos ofertados gratuitamente pelo SUS. Vamos aferir a pressão arterial, orientar sobre alimentação saudável e dar dicas para deixar de fumar”, explica o médico. A ação segue até o meio dia.
Segundo o médico pneumologista, a decisão de livrar-se do tabagismo, em qualquer tempo, sempre traz benefícios. “Após 20 minutos sem fumar, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal. Dentro de duas horas, já não há mais nicotina circulando no seu sangue e oito horas depois o nível de oxigênio no sangue volta ao normal”, informa.
Para abandonar o vicio, o fumante pode precisar de ajuda e, nesse caso, vale a pena participar dos grupos criados pelo Programa de Tabagismo. Paralelo ao evento na Rua Hercílio Luz, também serão desenvolvidas ações nas unidades de saúde do Costa Cavalcante e Votorantim, Espinheiros, Murta e Nossa Senhora das Graças, situada no Bloco F 07 da Univali.
A Unidade de Saúde do Votorantim, por exemplo, através das Equipes Saúde da Família vem atuando desde 2009 contra o uso do cigarro. Foram organizados grupos contra o tabagismo inicialmente na unidade e, posteriormente, na Policlínica do Costa Cavalcante. Os encontros reúnem pacientes de Cordeiros e São Vicente e são organizados e desenvolvidos por uma equipe formada por um médico e duas enfermeiras.
Os interessados podem procurar as unidades e solicitar inclusão do nome na lista para participar do grupo. “Abrimos, em média, um grupo a cada dois meses com aproximadamente 20 participantes, que em sua maioria deixam de fumar ao final do tratamento”, informa uma das enfermeiras responsáveis.
Nesta quarta-feira (29) as equipes da Estratégia Saúde da Família irão distribuir material educativo para a comunidade. A ação ocorrerá nos portões da escola e creche, bem como visita aos adolescentes no espaço escolar falando sobreo dia mundial contra o tabaco.
--------------------------------
Informações adicionais:
Programa de Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde
Telefone: 3249-5500