Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

UPA de Cordeiros

Capacitação aborda atendimento anti-rábico humano
Data de inclusão: 12/09/2013 10:46

O Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde promove na noite desta quinta-feira (12), capacitação sobre o atendimento anti-rábico humano. O encontro, voltado aos funcionários da UPA 24 horas de Cordeiros, inicia às 19 horas, na unidade.

As técnicas em enfermagem Gabriela Barreto e Greyce Mayer e a agente sanitária Nara Carolina Machado serão as palestrantes do curso. O principal objetivo é orientar médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem acerca da conduta correta em casos de atendimentos de agressão rábica. 

Serão abordadas ainda as condutas corretas de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, indicações de tratamento profilático (vacina, sorovacinação) e observação animal.

 

Defesa Civil

Na próxima terça-feira (17), a partir das 08h30, a capacitação sobre o mesmo tema será direcionada aos profissionais da Defesa Civil. Além dos assuntos que constam na programação, serão abordados os cuidados com resgate de animais e como orientar a população em caso de agressão de animais.

A palestra será ministrada por quatro representantes da Secretaria de Saúde:  nfermeira Jacqueline Koch, médica veterinária Ana Paula dos Santos, Edimar Garcia biólogo e agente sanitária Nara Carolina Machado.

 

Raiva

A transmissão da raiva ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectado entra no organismo, através da pele ou de mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, não existindo necessariamente agressão. No Brasil, o principal animal que transmite a raiva ao homem é o cão.

O morcego hematófago é um importante transmissor da Raiva, pois pode infectar bovinos, eqüinos e outras espécies de morcego. Todos estes animais podem transmitir a raiva para o homem.

Raiva é uma doença dos animais mamíferos, que pode ocorrer nos homens, portanto, uma zoonose. É causada por vírus, sendo mortal tanto para os homens quanto para os animais. Nos países desenvolvidos, a Raiva nos animais domésticos está controlada, mas é efetuada vigilância epidemiológica em função dos animais silvestres, no sentido de se evitar a Raiva Humana.

 

---------------------------------

Informações adicionais:

Secretaria de Saúde/Núcleo de Controle de Zoonoses

Telefone: 3249-5571

Imagens relacionadas

UPA de Cordeiros
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2025- Município de Itajaí