A queda é a principal causa de morte acidental em pessoas com mais de 65 anos. As lesões acidentais são a sexta causa de morte em pessoas de 75 anos ou mais e as quedas são responsáveis por 70% desse tipo de mortalidade. A estimativa mundial, que se aplica também ao Brasil, é que 30% das pessoas acima de 65 anos sofrem quedas ao menos uma vez por ano. Estes dados foram constatados através de pesquisa da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO).
Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá, a partir de segunda-feira (04), uma capacitação voltada para todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O encontro ocorrerá no Auditório da AMFRI a partir das 13h30min, reunindo, nesta etapa, agentes das unidades de saúde do Nossa Senhora das Graças, Fazenda, Praia Brava e Imaruí. Os 303 Agentes Comunitários foram divididos em turmas de aproximadamente 60 pessoas por oficina.
“Estes profissionais são a ponte entre a Rede Municipal de Saúde e a comunidade, sendo assim, nada melhor que orientá-los sobre o assunto, para que eles sejam multiplicadores da informação e da prevenção às quedas”, explica a enfermeira responsável pelo Programa Saúde do Idoso, Elaine Fernandez.
A iniciativa visa conscientizar o idoso sobre o risco das quedas e alertar para suas conseqüências. A fratura é a mais agravante, trazendo prejuízo à qualidade de vida da pessoa, pois além de agravar condições de saúde já existentes, pode predispor o surgimento de outras doenças.