O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi criado para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, reforçando a tolerância e a solidariedade às pessoas infectadas.
Com o slogan Espalhe Esse Amor Sempre é Dia de Combater a AIDS. Previna-se!, a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica - Gerência de DST/AIDS e Hepatites Virais, enfatiza e incentiva a importância da prevenção nas atitudes de cada cidadão.
Uma caminhada alusiva ao tema está programada para segunda-feira (02). A concentração será às 8h30 na Praça Vidal Ramos, em frente à Igreja Imaculada Conceição. Os participantes irão percorrer a Rua Hercílio Luz até o Palácio Marcos Konder, onde darão um abraço em torno deste monumento, em solidariedade as pessoas que vivem e que convivem com este agravo.
Também na segunda-feira (02), das 13 às 19 horas os profissionais que atuam nos programas de prevenção estarão na Rua Hercílio Luz para abordar o assunto com a população.
A ideia central é marcar a importância da prevenção e também o incentivo ao diagnóstico precoce do HIV, o sigilo e confidencialidade do teste e informações aos quais têm direito. O cuidado é fundamental para evitar a transmissão.
Nas Unidades de Saúde, as ações de prevenção e abordagem com os usuários do Sistema Único de Saúde serão intensificadas, tanto nos consultórios médicos quanto nas salas de espera. Todas as unidades possuem dispensers com preservativos que são disponibilizados gratuitamente para a população.
Outra atividade alusiva à data é a quarta edição da exposição dos trabalhos dos alunos da Rede Municipal de Educação, por meio do Programa Saúde na Escola. A mostra está no auditório da Biblioteca Pública Municipal Silveira Junior, localizada na Rua Heitor Liberato e segue até o dia 02 de dezembro, próxima segunda-feira. Na oportunidade é possível conferir o que os alunos produziram no decorrer do ano com relação a vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos transmissíveis.
Além dos trabalhos dos alunos, também estão expostas atividades dos Programas de Prevenção Porto Saudável, Bem Me Quer, Redução de Danos, Laboratório Municipal e Centro de Doenças Infecto Contagiosas - CEREDI. Os visitantes da mostra também participam uma roda de conversa com os profissionais dos programas de prevenção.
Divulgação
O tema “AIDS” também estará estampado nos 600 adesivos que serão distribuídos nas repartições públicas, estabelecimentos comerciais e comunidade. Além disso, também foram produzidos 4000exemplares de jornais, que abordam de modo didático e de fácil compreensão as principais doenças que podem ser transmitidas através da relação sexual. Aborda, ainda, métodos preventivos e também os tratamentos recomendados às DST apresentadas. Nesta publicação é dada atenção especial à gravidez na adolescência, que em muitos casos acontece de forma indesejada.