O Grupo Chá das Super Poderosas surgiu da necessidade de unir mulheres que tinham tempo livre e queixas emocionais e sociais, identificadas nas visitas domiciliares da Estratégia Saúde da Família da Unidade de Saúde Costa Cavalcanti.
O sucesso desta iniciativa motivou outras unidades básicas de saúde a também desenvolver o projeto. Em 2013, as equipes da U.S Votorantim participaram dos encontros e receberam orientações para implantação.
Nesta sexta-feira (07), às 14 horas, será a vez da U.S Rio Bonito. A idealizadora do projeto, Jacqueline Ferreira, é agente comunitária de saúde. Ela vai apresentar o Chá das Super Poderosas e orientar a equipe para implantação.
“Ao fazer as visitas domiciliares e ouvir o desabafo dessas mulheres, senti a necessidade de reuni-las em uma casa para passarem uma tarde diferente, com a proposta de não falar em doenças. O encontro foi um sucesso e todas pediram para continuar”, explica Jacqueline.
Segundo a agente comunitária de saúde, os temas discutidos fazem com que elas avaliem seu comportamento, possibilitando-as de mudar as situações vividas a partir da troca de experiência entre elas.
“Este ano completamos dois anos de implantação e já temos novos planos. Passaremos a nos encontrar quinzenalmente para uma tarde de artesanato, pois em um dos encontros que falamos do poder da criação, percebemos que a grande maioria já faz artesanatos e outras tem a vontade de aprender”, informa.
Entre os temas abordados, merecem destaque a importância perdão, o envelhecer, auto-estima, sonhos, o poder do sorriso, superação, comemoração e celebração, metas para o futuro, gentileza gera gentileza, fácil e difícil e, recentemente, a bagagem de cada um.
“Precisamos seguir os bons exemplos e disseminá-los e é isso que estamos fazendo com este projeto. A mulher que é dona de casa muitas vezes sofre preconceito por não trabalhar fora, por pensarem que tem o dia todo livre. E elas trabalham muito, se responsabilizam pelo lar, cuidam dos filhos, do esposo. É uma atividade estressante e o Chá das Super Poderosas é um escape”, declara a Secretária de Saúde, Dalva Rhenius.
Iniciado em março de 2012, o projeto conquistou o 2º lugar como experiência exitosa em saúde no VI Encontro Estadual de Saúde da Família, em Florianópolis, em novembro do ano passado. Além de ser exemplo para outras cidades, a conquista rendeu premiação em dinheiro e a possibilidade de apresentar a iniciativa na etapa nacional do encontro, em março deste ano, em Brasília – DF.
---------------------------------
Informações adicionais:
Jacqueline Ferreira
Enfermeira Glaucia Morgana Lohse
Psicóloga Natália Piñero Verdinelli
U.S Costa Cavalcante
Telefone: 3908-5754