A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Controle da Dengue, reforça as orientações preventivas ao público que visitará os cemitérios nesta quarta-feira (02), feriado de finados. O objetivo é evitar a instalação de focos transmissores da dengue e manter o Aedes aegypt longe de Itajaí.
A principal recomendação é para que as pessoas evitem colocar flores em vasos com água que devem ser substituídas pelos arranjos plantados em terra e sem pratinhos. Vale lembrar que alguns tipos de flores artificiais também devem ser evitados porque, quando chove, estes materiais acumulam água e podem se transformar em criadouros do mosquito. Outra orientação é não deixar ou jogar garrafas plásticas, nem qualquer outro recipiente vazio, sobre os túmulos.
A Prefeitura de Itajaí trabalha o ano todo no combate ao mosquito da dengue. Agentes de endemias percorrem todas as regiões da cidade para identificar possíveis focos do inseto. A cidade possui 600 armadilhas instaladas em locais estratégicos a cada 300 metros.
Os cemitérios de Itajaí são visitados e monitorados a cada 15 dias. Os agentes de endemias fazem uma varredura à procura de focos e as amostras suspeitas são recolhidas e enviadas ao laboratório de análises para diagnóstico.
Segundo o Coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Vieira, é notória a adesão gradativa da população em não usar mais flores naturais e vasos de plantas que acumulem água. “Quando o assunto é dengue, a população é nossa maior parceira no combate a proliferação do mosquito”, afirma.
Para ele, esta ajuda é fundamental, já que Santa Catarina e o município de Itajaí não possuem casos de transmissão dentro do estado. Os casos positivos para dengue são importados, ou seja, de pessoas que viajaram para áreas com infestação do mosquito Aedes aegypti.
Recomendações importantes:
Não coloque flores em vasos com água. O melhor é levar flores plantadas em vasos com terra ou substituir por flores artificiais. Elas duram mais e evitam o ambiente propício para o surgimento de focos de mosquito.
Retire embalagens de celofane que envolvem os vasos de flores. Em caso de chuva, esse celofane acumula água.
Os vasos de granito ou de ferro que são fixados em alguns jazigos devem ser preenchidos com areia grossa para evitar acúmulo de água.